Engenharia 360

Sistema Híbrido Eólico Fotovoltaico para geração de energia

Imagem padrão usuário
por Thiago Freire Brum
| 25/03/2013 | Atualizado em 15/07/2022 2 min

Sistema Híbrido Eólico Fotovoltaico para geração de energia

por Thiago Freire Brum | 25/03/2013 | Atualizado em 15/07/2022
Engenharia 360

Gerar energia a partir de fontes renováveis é um assunto de fundamental interesse na atualidade diante do aumento acelerado da demanda de energia elétrica em todo o mundo, a necessidade de diminuir a dependência de combustíveis fósseis e a preferência pela utilização de fontes de energia com pouco impacto ambiental.
Sistema Híbrido Eólico Fotovoltaico para geração de energia
Nesse contexto, a radiação solar e os ventos podem se combinar em um sistema único de geração de energia. A utilização do sistema híbrido eólico fotovoltaico de geração de energia em residências é a melhor opção para reduzir e/ou zerar a necessidade do consumo da energia proveniente das empresas concessionárias de energia. Além do mais, estas fontes de energia são renováveis e não poluem o meio ambiente como os combustíveis fósseis, que são os mais utilizados atualmente para geração de energia.

A utilização de fontes alternativas vem crescendo muito em todo o planeta, mesmo embora ainda tímidas e com uma participação muito reduzida na matriz energética mundial. Porém, em muitos países, apesar de suprirem apenas uma fração da demanda de eletricidade, essas fontes já são consideradas maduras e ocupam importante espaço nas políticas públicas e nos investimentos privados.

Os custos das fontes alternativas de energia estão caindo com o aumento da escala de utilização e o preço da energia elétrica por elas geradas em muitos países já se equipara ao da energia produzida pelas fontes tradicionais.

fotolaico

Além das vantagens já citadas, a utilização de fontes alternativas fomenta o desenvolvimento e traz benefícios econômicos indiretos (investimentos em pesquisa científica e tecnológica e originam cadeias para a fabricação de materiais e equipamentos e para o fornecimento de serviços, gerando empregos locais e segmentando os investimentos em energia), portanto, não se deve analisar a vantagem econômica das fontes alternativas apenas sob a ótica do custo da energia elétrica produzida, mas sim pelos ganhos associados existentes quando se utilizam fontes alternativas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

As fontes alternativas vêm se destacando no cenário mundial e sua utilização é viável não apenas em grandes projetos de geração, como as usinas solares e eólicas, mas também em pequenos projetos residenciais, popularizando o conceito de sustentabilidade na geração de energia elétrica e fomentando o desenvolvimento econômico e tecnológico.

E você, acredita que esse tipo de sistema pode se tornar popular no Brasil? Escreva sua opinião aqui nos comentários!

Veja Também: Descubra quais são os quatro mitos sobre as energias renováveis

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo