Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Sete universidades brasileiras estão entre as dez melhores da América Latina

por João Paulo Pinzon | 10/07/2020
Copiado!

O Brasil tem 7 universidades dentre as 10 melhores da lista

No início de julho, foi divulgado pela Times Higher Education (THE) o tradicional ranking das universidades latino-americanas. Nesta edição de 2020, o número de instituições brasileiras entre as 10 melhores do ranking pulou de seis para sete.

O ranqueamento da THE é constituído no estudo de cinco indicadores, sendo: ensino, pesquisa, visão internacional, citações e transferência de conhecimento para a indústria. Assim, as 166 instituições que são avaliadas recebem uma nota para cada um dos critérios que detém pesos diferentes na composição da nota final.

Confira o Top 10

  • PUC Chile (Pontifícia Universidade Católica do Chile) – Chile
  • USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
  • Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil
  • Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey – México
  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – Brasil
  • Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) – Brasil
  • PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) – Brasil
  • Universidade do Chile – Chile
  • UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Brasil
  • Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil

No ranking de 2019, se faziam presentes seis universidades brasileiras. Contudo, este ano a UFSC saiu da décima segunda para a nona colocação, tornando-se a única instituição, dentre as dez, localizada na região sul do Brasil.

Visão áerea do campus da UFSC
A UFSC é a terceira melhor universidade federal do Brasil, de acordo com o ranking do Times Higher Education. (Imagem: Divulgação/UFSC)

O primeiro lugar do ranking pertenceu por muito tempo à USP, entretanto desde o ano passado, a PUC Chile ultrapassou a universidade paulista tomando o primeiro lugar. O motivo desta modificação infelizmente não sabemos, uma vez que a THE não divulga as notas dadas a cada um dos indicadores estudados. 

Foto da frente do campus da PUC - Pontifícia Universidade Católica do Chile
Fundada em 1888, a Pontifícia Universidade Católica do Chile contém mais de 20 mil estudantes, localizada na capital Santiago. (Imagem: PUC Chile/Divulgação)

Neste ano também foi considerado empate entre a UFMG e a Unifesp, visto que ambas ocupam a quinta posição de acordo com o ranking do THE.

O Brasil é o país mais presente na lista, não apenas nas dez melhores, como também é o que contém maior número de instituições listadas. Só para se ter uma noção, a avaliação é feita em 12 países, e o Brasil lidera o número de universidades com 61, seguido pelo Chile, com 30. 

Outras universidades que merecem visibilidade

Além destas já citadas, outras universidades brasileiras bem listadas foram a UFRJ que ficou no décimo segundo lugar, a UFRGS na décimo terceira colocação e a UnB na décima quarta posição. Logo, estas universidades podem surpreender ano que vem, semelhante à UFSC este ano.

Leia também: Como e qual universidade escolher para cursar Engenharia?

E aí, que achou do ranking? Você estuda ou já estudou em uma dessas universidades citadas? Comente abaixo!

Copiado!
Engenharia 360

João Paulo Pinzon

Engenharia de Produção na UFRGS em formação e Técnico em Automação Industrial. Não sou inteligente, mas sou disciplinado e acredito que unicamente a disciplina é o que leva-nos ao sucesso. Para mim, a base da sociedade moderna é a conjuntura da educação e inovação.

Comentários