Engenharia 360

Será que tem água em Marte?

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 06/10/2013 | Atualizado em 15/07/2022 2 min

Será que tem água em Marte?

por Larissa Fereguetti | 06/10/2013 | Atualizado em 15/07/2022
Engenharia 360

Há quem diga que os marcianos estão tentando dominar a Terra, mas talvez a situação esteja se invertendo. Se existe vida no planeta vermelho ainda não se sabe, mas água existe! Um dos principais artigos de um conjunto publicado na Revista Science mostra que as camadas superficiais do solo de Marte teriam cerca de 2% de água em sua composição.

Os dados foram gerados pela sonda Curiosity, que funciona como um laboratório, recolhendo e analisando amostras de Marte. Os artigos são de resultados de investigações na cratera Gale, onde a sonda pousou em agosto de 2012. Os estudos auxiliam na melhor compreensão da geologia, do processo de formação do planeta e ajudam a descobrir se Marte já foi habitável.

água em Marte
Imagem reproduzida de UOL

Embora a quantidade de água encontrada seja similar à dos desertos da Terra, os pesquisadores comemoram a comprovação de Marte não ser um deserto seco. Por outro lado, não foram encontradas amostras que comprovem a existência de compostos orgânicos, precursores da vida. Mas isso não significa que não acontecerão mais pesquisas em busca de vida no planeta. A Curiosity ainda procurará por vida abaixo da camada superficial.

Também foram encontrados indícios de percloratos no solo, uma substância que pode prejudicar a saúde humana, necessitando de mais pesquisas antes de enviar homens para Marte.

Os dados obtidos são dos primeiros 100 dias da sonda em solo marciano. Agora o objetivo dos pesquisadores é enviar a Curiosity para novos locais e obter diferentes amostras.


Fonte: Ciência Hoje.

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo