Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pesquisadores estudam forma de melhorar a segurança em testes de veículos autônomos

Engenharia 360

2 min

POR Larissa Fereguetti 06/11/2019

Veículos autônomos serão, provavelmente, uma realidade muito comum em um futuro próximo. Tanto que a corrida por tecnologias agregadas a esses automóveis é cada vez maior. Porém, um requisito essencial (mas nem sempre lembrado) é a segurança na hora de realizar os testes. Pensando nisso, alguns pesquisadores desenvolveram uma plataforma especial para testes de veículos autônomos.

Para melhorar a segurança da tecnologia autônoma, os pesquisadores recorreram a uma ferramenta que está em alta: a favoritíssima Inteligência Artificial (IA). Na verdade, até mesmo o uso a IA pode ser complicado quando se fala em veículos autônomos. Isso acontece porque há uma gama de complexos componentes elétricos e mecânicos do veículo que devem ser considerados, bem como as condições externas (clima, condição da estrada, iluminação, padrão de tráfego, etc.).

veículos autônomos
Imagem: ipam.ucla.edu

O que os pesquisadores fizeram foi criar uma plataforma que permite que a segurança em veículos autônomos seja abordada de forma mais rápida e econômica. Para isso, há parceria com diversas empresas e startups da área.

Para se ter uma ideia da complexidade, precisamos considerar que veículos autônomos usam IA e machine learning para integrar tecnologias mecânicas, eletrônicas e de computação para tomar decisões em tempo real. É quase um supercomputador sob quatro rodas: são mais de 100 milhões de linhas de código funcionando por trás da maquinaria.

Então, há uma grande preocupação com relação a sensores de software e hardware desses veículos autônomos. Uma falha pode ser fatal. A menos que o veículo já seja treinado para resolver problemas imprevisíveis que possam ocorrer durante uma viagem, a consequência pode ser catastrófica. Também não é viável só reiniciar o veículo (como fazemos muitas vezes com aparatos tecnológicas – e que resolve o problema de forma mágica em grande parte das vezes).

veículos autônomos
Imagem: medium.com

Tudo isso mostra o risco que um veículo autônomo em fase de testes oferece quando circula livremente pelas ruas. O grupo de pesquisa analisou diversos relatórios de segurança enviados por empresas que testam seus veículos entre 2014 e 2017 e descobriram que carros guiados por humanos eram até 4000 vezes menos propensos a sofrer acidentes que os autônomos. Esse número alarmante mostra que ainda há muito o que melhorar.

O que os pesquisadores também verificaram foi que é preciso ter uma grande quantidade de dados para ensinar o veículo a tomar decisões corretas quando acontecem erros de software ou de hardware. Atualmente, eles desenvolvem técnicas e ferramentas para gerar condições de condução e problemas que maximizam a segurança de veículos autônomos. Usando suas técnicas, eles podem encontrar cenários críticos de segurança em que os erros podem levar a acidentes sem precisar enumerar todas as possibilidades, o que representa uma economia de tempo e de dinheiro. A pesquisa foi publicada em três artigos científicos diferentes: 1, 2, 3.

Referências: TechXplore.

carros autônomos
inteligencia artificial
tecnologia dos carros
veículos autônomos
veículos inteligentes

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
CEO e COO: entenda a diferença entre esses grandes cargos
MUSA: robô auxilia cirurgia de ultra-precisão em pacientes humanos
Pesquisadores do MIT desenvolvem sistema de dessalinização da água com eficiência de até 385%
Golden Gate Bridge: conheça o cartão postal de San Francisco
Enquanto Musk admite que duvidava do Cybertruck, Nikola Motors lança sua picape elétrica
Conheça os fatores que influenciam na produção de energia eólica
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ