Engenharia 360

Como o Samsung Ballie pode tornar a sua casa mais inteligente e prática

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/01/2024 4 min
Imagem de Samsung via Olhar Digital

Como o Samsung Ballie pode tornar a sua casa mais inteligente e prática

por Redação 360 | 02/01/2024
Imagem de Samsung via Olhar Digital
Engenharia 360

O Engenharia 360 gostaria de apresentar a tecnologia Samsung Ballie. Ela foi apresentada pela marca Samsung em 2020, porém voltará a ser destaque na edição da CES em 2024. Trata-se de um modelo de robô doméstico inteligente com grande potencial de revolucionar a maneira como vivemos em nossas casas. Saiba mais sobre ele no texto a seguir!

Samsung Ballie
Imagem de Samsung Newsroom

Características do robô doméstico inteligente

O Samsung Ballie é redondo, pequeno e vendido em cores como amarelo, rosa e azul. Seu sistema funciona com ajuda de Inteligência Artificial (IA), sensores e câmeras, aprendendo nossos hábitos e preferências. A ideia é tornar a nossa vida dentro de casa mais "inteligente e prática", nos auxiliando com tarefas como segurança, fitness, conectividade e até mesmo interação social.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na prática, o Ballie pode patrulhar a nossa casa e alertar sobre quaisquer atividades suspeitas. Também acompanhar nossos exercícios físicos diários, fornecendo feedbacks sobre nosso desempenho. Se conectar a outros dispositivos inteligentes e automatizar tarefas. E, por fim, simplesmente nos fornecer companhia e entretenimento, como outros assistentes virtuais que conhecemos, a exemplo da famosa Alexa, da Amazon.

Exatamente, o Samsung Ballie pode ser um companheiro amigável e interativo. Ele pode seguir você pela casa, jogar com você e até mesmo confortá-lo quando você está se sentindo sozinho.

Samsung Ballie
Imagem de Samsung via TechTudo
Samsung Ballie
Imagem de Samsung via TechCrunch
Samsung Ballie
Imagem de Samsung via Telegraph

"[esses dispositivos] transformarão a forma como cuidamos de nós mesmos e de nossa família, como podemos personalizar nossas casas para atender às nossas necessidades individuais." - citação de representantes da empresa, em reportagem de Tudo Celular.

@jonylan

Ballie, é um robô doméstico futurista inteligente da Samsung! Concorrente direto do Alexa e do Google Home. Ele possui Inteligência artificial e a ideia é que ele seja tanto como um robô de segurança, como um assistente de fitness, ou uma ferramenta para ajudar os idosos a se conectarem com dispositivos inteligentes em suas casas, e pode até ser amigo de crianças e animais de estimação. 😀 Só que foi uma prova conceito da Samsung em 2020 e nunca foi produzido, até #inteligenciaartificial #estrategiasdemarketing

♬ som original - Jony Lan Marketing e Vendas

Veja Também: Como se tornar um engenheiro de inovação: perfil, formação e oportunidades

Como usar o robô Samsung Ballie

Como dito antes, o Samsung Ballie é um robô inteligente doméstico que pode ser usado para uma variedade de tarefas. Um exemplo é rastrear sua atividade física, personalizando a tecnologia para ajudá-lo a atingir seus objetivos, acompanhando níveis de condicionamento e recebendo sugestões de exercícios. Também controlar luzes, termostatos e fechaduras via comando de voz.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aplicações específicas

Além das aplicações gerais mencionadas acima, o Samsung Ballie também pode ser usado para:

  • Cuidado de idosos: O Ballie pode ajudar pessoas idosas a se manterem conectadas com o mundo ao seu redor. Ele pode lembrá-los de tomar seus medicamentos, agendar compromissos e até mesmo chamar ajuda em caso de emergência.
  • Cuidado de crianças: O Ballie pode ser um companheiro divertido e educativo para crianças. Ele pode contar histórias, tocar músicas e até mesmo ensinar as crianças sobre o mundo ao seu redor.
  • Segurança doméstica: O Ballie pode ser usado para monitorar sua casa e detectar atividades suspeitas. Ele pode enviar alertas para seu telefone se detectar algo incomum.
Samsung Ballie
Imagem de Samsung via Olhar Digital
Samsung Ballie
Imagem de Samsung via TechCrunch

Veja Também: Como usar a Inteligência Artificial na Elaboração de Projetos de Engenharia e Arquitetura?

Possibilidades futuras

O Samsung Ballie será relançado na CES 2024. Porém, é importante destacar que esta tecnologia continua em desenvolvimento. Por isso, podemos esperar que, em breve, a Samsung possa apresentar novas maneiras de usar o robô doméstico inteligente. A expectativa do mercado é que um dia os robôs possam ajudar mais pessoas com deficiência na realização de suas tarefas; ajudar os professores na educação e treinamento personalizado de alunos; e contribuir para condução de jogos ou exibição de vídeos, incluindo vídeo-chamadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Samsung Ballie
Imagem de Samsung Newsroom

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital, Samsung.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo