Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba como organizar os horários de estudo para aproveitar melhor o dia

por Jennifer Evaristo | 13/12/2016
Copiado!

Estudar, trabalhar, se divertir e ficar perto da família são atividades presentes no dia a dia de todos, mas convenhamos: o cotidiano de quem estuda é muito corrido e às vezes priorizamos algumas dessas tarefas e esquecemos das outras, que acabam ficando quase sem espaço na agenda diária.
Porém, se organizar de maneira adequada, é possível que até sobre tempo para outras atividades que nem estavam no cronograma. Quer saber como? O Blog da Engenharia separou algumas dicas para organizar a rotina afim de deixar tudo menos estressante. Confira:
estudos blog-da-engenharia 3

Saiba aproveitar os apps de produtividade

A produtividade é a chave para conciliar todas as atividades que consomem o seu tempo e saber distribuí-las é o primeiro passo para conseguir concluir tudo de maneira eficaz. Segundo um estudo da Universidade de Utah, 2,5% dos profissionais em todo o mundo são mais produtivos quando fazem mais de uma atividade ao mesmo tempo. Logo, se você não faz parte deste pequeno grupo, existem alguns apps que podem te ajudar.
O Evernote, por exemplo, funciona como uma espécie de bloco de notas que pode ser acessado de qualquer lugar – smartphone, computador ou tablets – pois tudo fica armazenado na nuvem, sejam fotos, anotações, textos ou áudios.
Se um dos inimigos da produtividade for a distração, o Offtime bloqueia notificações de outros apps e redes sociais. Também é possível permitir que determinadas pessoas de sua agenda não entrem em contato com você enquanto você estiver estudando. Já o AppDetox também traz a produtividade através do celular e calcula quanto tempo você passa usando cada aplicativo.

Busque o equilíbrio

Estudar é muito bom, porém se sua única ou principal atividade for essa, cuidado para não ficar obcecado por ela. É importante dosar a quantidade de tempo de estudo diário. Uma hora de estudo com qualidade vale muito mais do que cinco sem direcionamento. Busque o equilíbrio, sem exageros.

Se começou alguma atividade, termine!

Faça uma tarefa de cada vez e mude apenas quando a anterior estiver concluída. Tenha isso como objetivo de vida, para que nada nunca fique pela metade. Muitas pessoas começam um curso, conseguem uma bolsa de estudos, iniciam um projeto e acabam abandonando… Isso não é saudável.
Essa dica vale tanto para essas atividades quanto para as corriqueiras. Por exemplo: ao parar o trabalho para olhar um e-mail, você vai gastar cerca de nove ou mais minutos para retornar a sua tarefa original, segundo pesquisas. Então, seja comprometido com tudo o que você iniciar, mesmo quando for uma matéria ruim ou algo que não te agrade de início.
Estudos blog-da-engenharia

Lute contra a procrastinação

Planeje seu dia, faça uma lista, distribua os horários e os cumpra. Planeje a hora que você vai acordar, quanto tempo vai usar para se arrumar e sair de casa até chegar no campus, trabalho ou para iniciar o EaD e quanto tempo vai durar todas as atividades do dia. Leve o cronograma com você.
Reorganize seu calendário e fique atento para que não durma apenas quatro horas por noite ou estude mais que o necessário por dia.

Tenha metodologias de estudo

Existem alguns métodos para melhorar o estudo, porém cada pessoa funciona de uma forma diferente. Teste e veja a melhor forma de realizar o estudo e desenvolva esta técnica – pode ser ouvindo áudios de conteúdo, resumos, entre outros.
estudos blog-da-engenharia 4

Crie alarmes e lembretes

Se após todas essas dicas você ainda não conseguiu se programar para os estudos, utilize alarmes e lembretes. Coloque os seus compromissos na agenda do celular para todos os dias e prazos importantes e também para as datas de entrega de trabalhos.

Durma bem

Essa dica pode parecer simples e óbvia, mas se após estudar a semana inteira você não ter uma boa noite de sono, todo o esforço será em vão. O sono ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor e a memória, fazendo com que o cérebro processe com mais facilidade novas informações e experiências, além de contribuir para a atenção, raciocínio e a tomada e decisões.
 

Como você organiza seus horários de estudos de sua pós-graduação, ou até mesmo da graduação? Você já utiliza algumas dessas dicas ou tem uma técnica própria? Conte aqui no comentários.

Copiado!

Comentários