Um módulo de pouso chinês, contendo o Rover Zhurong, pousou com sucesso na última sexta feira, 14 de Maio de 2021, em Marte. Com esse feito, a China se torna a segunda nação na história da Terra a completar uma missão no solo do planeta vermelho.
A notícia foi dada pela mídia estatal chinesa por volta das 20h - horário de Brasília. O nome 'Zhurong' é uma homenagem a um deus do fogo na mitologia do país. O pouso ocorreu em ‘Utopia Planitia’, uma região pré-selecionada em Marte.
Veja também: Primeiros metros de Perseverance em Marte
Sobre o Rover Zhurong
O Rover Zhurong possui seis rodas e é movido por energia solar. Pesando cerca de 240 quilos, o robô carrega seis instrumentos científicos para estudo do regolito - a camada solta e superficial que cobre uma rocha sólida -, rochas, geologia e atmosfera marcianos. Depois terá o mesmo objetivo de Perseverance - rover da NASA presente no território de Marte -, de procurar sinais ou evidências de vida antiga no planeta.
Tianwen-1, orbitador que carregava o Rover Zhurong, foi lançado por um foguete “Long March 5” do centro de lançamento espacial Wenchang, em Haian, no dia 23 de julho de 2020. Após sete meses de viagem, o orbitador entrou na orbita de Marte, permanecendo assim por três meses para reconhecer e analisar a áreas de pouso antes de liberar Zhurong.
Veja o vídeo do pouso e a comemoração da equipe:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Últimas notícias
O programa espacial chinês gerou manchetes na última semana quando um foguete fora de controle mergulhou no Oceano Indico. Durante esse episódio, a NASA se pronunciou exigindo o cumprimento das responsabilidades em relação aos detritos espaciais chineses. Depois do sucesso de Zhurong, a confiança com o programa parece ter aumentado.
E você, está também animado com a exploração espacial? Conte para nós nos comentários!
Fontes: CNN, Olhar Digital
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.