Engenharia 360

Com mãos grudentas, robôs lagartixas revolucionam a Engenharia Robótica

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/01/2022 | Atualizado em 18/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de Saber Viver Mais

Com mãos grudentas, robôs lagartixas revolucionam a Engenharia Robótica

por Redação 360 | 05/01/2022 | Atualizado em 18/01/2023
Imagem reproduzida de Saber Viver Mais
Engenharia 360

As lagartixas são pequenos animais realmente impressionantes. Elas vivem andando no piso, paredes e teto de nossa casa. E essa escalada só é possível graças às minúsculas cerdas presentes em seus dedos. Isso tem inspirado cientistas na criação de versões diferentes de robôs, nas mais diferentes escalas.

Para começar, podemos citar as pesquisas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que usa conhecimento de biologia e Engenharia mecânica para criar protótipos que conseguem escalar superfícies - até mesmo lisas, como janelas de vidro. Nas pontas dos robôs, foi colocada uma espécie de adesivo de adesão seca, como o que há nas lagartixas reais, com tecnologia que dispensa gastos com ligar e desligar os pés das máquinas. Tais modelos poderiam ser usados para acessar locais perigosos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • robótica
  • robótica
  • robótica

Outro exemplo de robô que podemos citar é mais uma criação da Universidade de Stanford, batizada como FarmHand ou 'mão robótica capaz de trabalhar em fazenda'. Nada mais é do que uma "mãozinha grudenta", que consegue unir a precisão e delicadeza como teria a própria mão humana, com adequada força aplicada aos dedos, mas com textura das próprias patinhas das lagartixas. É uma solução de robótica completamente diferente de tudo que já se viu!

robótica
Imagem reproduzida de Site Inovação Tecnológica

A "pele" deste robô é formada por adesivos secos, bioinspirados nas patas das lagartixas; um material aderente, mas não pegajoso. O protótipo mostrou-se capaz de manipular uma grande variedade de itens, incluindo ovos crus, cachos de uvas, pratos, jarros, bolas de basquete e até mesmo uma esmerilhadeira elétrica.

"As primeiras aplicações dos adesivos tipo lagartixa tiveram a ver com robôs escaladores, pessoas escaladoras ou agarrar objetos muito grandes e muito lisos no espaço. Mas sempre pensamos em usá-los para aplicações mais realistas." - disse o professor Mark Cutkosky, da Universidade de Stanford, em reportagem de Inovação Tecnológica.

robótica
Imagem reproduzida de Robot Gizmos
robótica
Imagem reproduzida de Site Inovação Tecnológica

Veja Também: Confira com o Engenharia 360 imagens da Robô Ai-Da, em exposição no Egito

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Inovação Tecnológica, Revista Época.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo