Engenharia 360

Fã da Marvel? Conheça o robô humanoide capaz de voar como o Homem de Ferro

Engenharia 360
por Redação 360
| 03/01/2022 | Atualizado em 07/03/2022 2 min

Fã da Marvel? Conheça o robô humanoide capaz de voar como o Homem de Ferro

por Redação 360 | 03/01/2022 | Atualizado em 07/03/2022
Engenharia 360

O Instituto Italiano de Tecnologia está desenvolvendo um robô humanoide com um design super simpático. O que ele tem de diferente? Capacidade de voar! E sabe qual o seu nome? iRon Cub, em homenagem ao personagem Homem de Ferro, muito conhecido atualmente graças aos filmes da Marvel.

Nas mãos do robô foram colocados jatos propulsores, que é o que faz o mesmo decolar. O protótipo ainda possui dois motores presos a uma mochila que proporcionam uma estabilidade maior durante a decolagem, evitando que todo o conjunto penda para frente ou para trás por conta da potência gerada em cada um dos jatos. E dizem os seus inventores que, para manter estável, o balanceamento dos motores para equilibrar a quantidade de potência com o peso de cada extremidade é fundamental.

Recentemente, foram realizadas validações de algoritmos, simulações de computador e testes de eficiência dos motores do protótipo de robô. Na ocasião, foram usadas duas balanças capazes de medir variações mínimas de peso durante a decolagem. Parece que o iRon Cub poderia funcionar bem em terrenos acidentados, regiões alagadas e qualquer outro tipo de obstáculo. Na prática, seria um bom aliado para missões de resgate ou desastres ambientais.

robô voador
Imagem reproduzida de TecMasters
robô voador
Imagem reproduzida de TecMasters
robô voador
Imagem reproduzida de Aroged
https://www.youtube.com/watch?v=oA7DJCe_8AE
https://www.youtube.com/watch?v=hBEYEF0g4WY

Fontes: Canal Tech.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo