A viagem de avião pode ser uma aventura incrível para algumas pessoas - principalmente para quem gosta da janela. Porém, pode ser um pesadelo enorme para outras. O revestimento digital de avião proposto por uma empresa britânica em meados de 2019 pode intensificar ainda mais essas sensações. Confira no artigo a seguir!
A proposta de revestimento digital de avião
Imagine a sensação de voar no meio das nuvens sem a “casca” do avião para atrapalhar a paisagem. É quase como o voo de um passarinho, certo? Essa é a incrível experiência que o revestimento digital de avião propõe.
O projeto apresentado neste texto do Engenharia 360 é do Centre for Process Innovation (CPI). Ele é baseado na instalação de painéis eletrônicos no revestimento interno, como uma grande tela multimídia. O conjunto seria instalado com câmeras na parte externa da aeronave, de forma que a visão que os passageiros têm de dentro não é como um filme, mas real.
Ainda, câmeras internas podem ser usadas para projetar a tela de acordo com o ponto de vista do passageiro. Depois, também é possível controlar a iluminação, de modo que os passageiros se acostumem à diferença de fuso horário.
Vantagens da nova tecnologia de revestimento
A vantagem dessa nova tecnologia de revestimento é que cada passageiro poderia, então, escolher o que aparece na “sua parte” do revestimento, colocando na tela dias ensolarados mesmo se o avião estiver no meio de uma tempestade ou um campo tranquilo. Mais opções envolvem navegar na Internet e acessar a área de entretenimento.
Uma segunda vantagem embutida nesse revestimento digital é a redução do peso do avião. As janelas requerem maior reforço na fuselagem e, consequentemente, o avião fica mais leve sem elas. Isso significa menor gasto de combustível e menores emissões de dióxido de carbono.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Se você morre de medo de avião é já surtou com a notícia, pode ficar tranquilo: ela só deve estar disponível dentro de alguns anos.
No entanto, em 2018, a Emirates anunciou um avião que substitui as janelas por telas de alta resolução (justamente para deixar o avião mais leve e com menos pontos de fraqueza na estrutura). Até então, ele está disponível para a primeira classe do Boeing 777-300ER. Certamente, para quem curte voar, a proposta é incrível e pode tornar a viagem muito mais divertida.
Fontes: CPI; Galileu; BBC; CNN.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.