Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Revestimento digital de avião pode oferecer uma viagem muito mais incrível (ou pavorosa)

por Larissa Fereguetti | 09/04/2019
Copiado!

A viagem de avião pode ser uma aventura incrível para algumas pessoas (principalmente para quem gosta da janela). Porém, pode ser um pesadelo enorme para outras. O revestimento digital de avião proposto por uma empresa britânica pode intensificar ainda mais essas sensações.

revestimento digital de avião
Imagem: boredpanda.com

Imagine a sensação de voar no meio das nuvens sem a “casca” do avião para atrapalhar a paisagem. É quase como o voo de um passarinho, certo? Essa é a incrível experiência que o revestimento digital de avião propõe.

O projeto é do Centre for Process Innovation (CPI). Ele é baseado na instalação de painéis eletrônicos no revestimento interno, como uma grande tela multimídia. Isso será acoplado a câmeras na parte externa, de forma que a visão que os passageiros têm não é de um filme, mas imagens reais. Ainda, câmeras internas podem ser usadas para projetar a tela de acordo com o ponto de vista do passageiro. Também é possível controlar a iluminação, de modo que os passageiros se acostumem à diferença de fuso horário.

revestimento digital de avião
Imagem: jalopnik.com

+ Vantagens do revestimento digital de avião

A vantagem é que cada passageiro poderá escolher o que aparece na “sua parte” do revestimento, de modo que você pode colocar dias ensolarados mesmo se o avião estiver no meio de uma tempestade ou um campo tranquilo para quem morre de medo de voar. Mais opções envolvem navegar na internet e acessar a área de entretenimento.

revestimento digital de avião
Imagem: cnbc.com

Uma segunda vantagem embutida nesse revestimento digital é a redução do peso do avião. As janelas requerem maior reforço na fuselagem e, consequentemente, o avião fica mais leve sem elas. Isso significa menor gasto de combustível e menores emissões de dióxido de carbono.

Se você morre de medo de avião é já surtou com a notícia, pode ficar tranquilo: ela só deve estar disponível dentro de alguns anos. No entanto, no ano passado, a Emirates anunciou um avião que substitui as janelas por telas de alta resolução (justamente para deixar o avião mais leve e com menos pontos de fraqueza na estrutura). Até então, ele está disponível para a primeira classe do Boeing 777-300ER. Para quem curte voar, a proposta é incrível e pode tornar a viagem muito mais divertida.

Referências: CPI; Galileu; BBC; CNN.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários