Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pesquisadores desenvolvem refrigerador quântico que pode atingir o zero absoluto

Engenharia 360

2 min

POR Larissa Fereguetti 11/06/2019

Recentemente, nós falamos sobre os cientistas que quebraram o recorde de temperatura de supercondutor. Agora, os pesquisadores foram além e planejaram um refrigerador quântico que é capaz de resfriar átomos a temperaturas que são praticamente o zero absoluto, permitindo obter a supercondutividade.

Entenda a pesquisa do refrigerador quântico

Basicamente, os pesquisadores conseguiram idealizar uma super geladeira que é tão potente, mas tão potente, que pode resfriar átomos até o zero absoluto, de modo que eles atinjam o estado quântico, no qual possuem propriedades que rompem a barreira da física clássica. Nesse sentido, paramos de ver tudo com as fórmulas de Newton (e outros da mecânica clássica) e devemos enxergar com uma visão do que foi proposto por Einstein (e outros).

Eles acreditam que todos os metais podem ser supercondutores se forem resfriados o suficiente (até a sua temperatura crítica). O fenômeno da transição de fase é quando essa temperatura é atingida e ele ocorre de forma mais abrupta.

refrigerador quântico
Imagem: techexplorist.com

O princípio do refrigerador quântico é o mesmo de um refrigerador qualquer: ele permite o resfriamento. No convencional, quando um líquido refrigerante passa por uma válvula de expansão, a pressão e temperatura diminuem. Esse líquido retira calor do que está dentro da geladeira e, no final do processo, irradia calor para o ambiente (por isso que é quente atrás da geladeira”).

No refrigerador supercondutor, por outro lado, o processo é semelhante ao convencional. No entanto, no lugar do refrigerante, os elétrons em um metal é que mudam so estado supercondutor emparelhado para um estado normal não pareado.

refrigerador quântico
Imagem: sciencephoto.com

Será possível, com esse refrigerador, facilitar e melhorar o desempenho de sensores e circuitos de computadores quânticos e armazenar qubits, por exemplo. Tal fato representa um grande passo para a computação quântica. Além disso, ele pode ser usado para a melhora nas imagens de tecidos profundos por meio de ressonância magnética.

Referências: Science Daily; Interesting Engineering.

computação quântica
gás refrigerante
pesquisas
pesquisas em computação quântica
qubits
refrigerador
refrigerador quântico

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 coisas que um engenheiro deveria olhar ao comprar um fone de ouvido
Pesquisadores desenvolvem ferramenta portátil para detecção de cianotoxinas
Substituição no anodo de grafite pode melhorar as baterias recarregáveis
Bombeamento de água subterrânea interfere na vazão de rios: veja efeitos nos EUA
Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil
Novo sistema de prótese manual promete maior precisão e treinamento mínimo
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados