Engenharia 360

Como ser um engenheiro de robótica? Dicas de cursos para quem quer virar fera no assunto

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/04/2022 | Atualizado em 22/08/2022 3 min

Como ser um engenheiro de robótica? Dicas de cursos para quem quer virar fera no assunto

por Redação 360 | 18/04/2022 | Atualizado em 22/08/2022
Engenharia 360

Por volta dos anos 60, todos os assuntos ligados à expansão das tecnologias ganharam mais atenção da mídia. Muitos filmes e séries abordavam temas como a corrida espacial e fizeram milhões sonharem com jornadas além do nosso planeta. Enquanto isso, a produção industrial ganhava cada vez mais força. O design de produtos deu um salto, apresentando soluções inovadoras para tornar as casas mais confortáveis e as tarefas do dia a dia mais práticas. E de lá para cá, muitos se perguntaram o quanto a robótica – juntamente com a inteligência artificial e mais – iria, logo, transformar todo o nosso conceito de vida.

Nas últimas décadas, os robôs começaram a fazer mais parte do nosso cotidiano. Talvez não do jeito como esperávamos. Mas, sim, eles estão ao nosso redor, nos auxiliando em tarefas domésticas – como é o caso dos robôs assistentes residenciais – e dividindo espaços de trabalho – como os Cobots, nas fábricas. A perspectiva é de que quase todos os setores fiquem, em breve, bem mais dependentes da robótica, de uma forma ou de outra. Então, por certo, este é um nicho de mercado bastante aquecido para as engenharias.

A pergunta que fica é: “Como saber mais sobre Engenharia Robótica, mas sem fazer, por hora, cursos muito extensos e caros?”. Bem, o Engenharia 360 trouxe algumas boas sugestões para você! Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Cursos de Universidades Estrangeiras

Introdução à Robótica

Já começamos com duas super dicas! Primeiro o curso da MIT Open Courseware, totalmente gratuito, abordando temas como conceitos gerais da robótica, simulação 3D, dinâmica e controles inteligentes. Já a Universidade de Stanford tem outro curso semelhante, também gratuito, ensinando noções abrangentes, como modelagem, controle de robôs, e mais. São duas grandes oportunidades para iniciantes na carreira!

Engenharia Robótica
Imagem reproduzida de Educacional

Plataformas que fazem sucesso no Brasil

Udemy e Coursera

A plataforma Udemy, muito requisitada pelas universidades brasileiras e procurada por seus estudantes para a realização de cursos para horas complementares, oferece um curso super divertido sobre robótica. Trata-se do ‘LEGO MindStorms EV3 Robotics’, com a proposta de aprender por meio da prática ou “aprender fazendo”. São só duas horas de duração, mas que valem muito a pena!

Outra sugestão é a ‘Especialização em Robótica’ da Coursera, que explica um pouco sobre como os robôs são utilizados em situações de desastre, como nas áreas da saúde, tema bastante atual.

Engenharia Robótica
Imagem reproduzida de icmc.usp

Veja Também: Automação Industrial: pode haver perda de empregos com a expansão da robótica?

Mais plataformas queridas dos estudantes pelo mundo

Skillshare, Linkedin Learning, Udacity e edX

Aprenda noções básicas de robótica também no curso super qualificado ‘Robot Operating System’ (ROS), da Skillshare. Ele é gratuito e vem sendo usado por empresas e startups de tecnologia para formar especialistas em robótica.
Também existe o curso de ‘Automação de processos robóticos’, da LinkedIn Learning, conduzido por Ian Barkin. O mesmo fala desde o básico do RPA, pontos a serem lembrados ao adotá-lo em sua organização, as melhores práticas a serem empregadas para que a organização tenha sucesso, e mais.

Engenharia Robótica
Imagem reproduzida de edu.ieee.org

Já a Udacity tem na sua grade um curso de ‘Inteligência Artificial para Robótica’, desenvolvido pela Georgia Institute of Technology. Através de suas aulas é possível aprender alguns métodos de IA, como para rastreamentos e controle, e de programação para sistemas de carros robóticos.

Por fim, a edX, tem seu curso gratuito de ‘Robótica’, ideal para estudantes de nível intermediário, que trata sobre como os robôs podem ajudar os humanos na realização de tarefas do mundo real. E mais, como fazer a representação de robôs para poder realizar tais tarefas com facilidade.

Engenharia Robótica
Imagem reproduzida de Engenharia Aplicada

Veja Também: A Inteligência Artificial ao alcance das mãos: exemplos no nosso cotidiano e nas engenharias


Fontes: Analytics in Sight.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo