Até onde eu posso me expor em redes sociais, sem afetar meu trabalho? É uma pergunta que já foi feita por mim, e tenho certeza que por você também. Esta semana vi uma entrevista sobre o assunto no Jornal Espanhol RTVE; Que fez algumas observações muito interessantes. Confira alguma delas abaixo:
Como as empresas de HeadHunter usam as redes sociais para achar seus candidatos?
Durante a entrevista, com a empresa de contratação profissional Inspect Profile, hoje, 98% das empresas na Europa utilizam de todas as redes sociais para traçar o perfil pessoal e profissional do candidato.
As redes sociais são stalkeadas com o intuito de procurar por valores pessoais, e interação social. Os tipos de valores a serem procurados dependerão da vaga disponível, e do que a empresa espera do candidato.

Posso separar o meu perfil profissional do meu perfil pessoal?
Eu vejo várias pessoas com um perfil para a vida profissional, e outro para a vida pessoal. Confesso que também tinha esta dúvida! Porém, de acordo com a profissional da empresa Inspect Profile, o perfil só deverá ser separado se você já tem um negócio próprio e precisa vender a situação de uma outra maneira.
Caso ao contrário, você deverá utilizar do seu perfil pessoal para transmitir a maior quantidade de informações possíveis sobre você. Leu uma notícia interessante? Compartilhe!

Quem sabe aquela notícia não faz parte do perfil de interesses pessoais que uma empresa precisa? Se você não se expor, as pessoas nunca vão saber sua opinião sobre o assunto. Nem ao menos que você se interessa por aquele tópico.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Sendo assim, o que eu posso postar nas minhas redes sociais?
De acordo com a profissional, é válido postar tudo o que você gosta e que agrega valor ao seu perfil. Está valendo postar uma foto passeando com o seu cachorro, ou em um almoço de família.
Sabe aquela foto indo pra balada que você quer muito que o seu ou sua crush veja? Então, não tem problema nenhum postar ela! Desde que você não limite sua rede social a isto.

Pensa comigo, você futuro(a) engenheiro(a) mal tem tempo pra ir em lugar nenhum. Você sai uma vez por mês, e olhe lá, porém você só posta foto quando você vai para alguma balada com os amigos. A impressão que você passará para as pessoas e para as empresas é a imagem de uma pessoa que só vive em festas. Mesmo as coisas não sendo bem assim.
Por isto, a ideia é sempre diversificar. Use suas redes sociais como um diário, e tente sempre expor situações diferentes do seu dia a dia. Usar as redes sociais como uma aliada da nossa vida profissional é uma realidade que já faz parte do nosso dia a dia e devemos utilizar de diferentes recursos para saber aproveitar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Como optei por um curso de mestrado na Espanha?

Beatriz Zanut Barros
Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.