Sabia que o Brasil possui ótimas universidades? Apesar da falta de incentivo ao ensino por alguns governantes e cortes na área do ensino nos últimos anos – refletido até mesmo na baixa inscrição do ENEM 2021 -, o trabalho de algumas instituições ainda se destaca. Recentemente, um ranking apontou o nosso país como importante referência na América Latina. Saiba mais no texto a seguir!
O indicador de educação THE
Um dos mais importantes indicadores de educação superior do mundo é o Times Higher Education ou THE, de origem britânica. A sua lista de boas universidades é criada sob alguns critérios. Primeiro, as instituições são agrupadas em cinco áreas:
- ensino (ambiente de aprendizado),
- pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação),
- citações (ou seja, a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral),
- perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e
- renda gerada com transferência de tecnologia produzida dentro da universidade.
Depois, elas podem ser separadas em continentes, cursos de especialização e mais.
O ranking mundial
De acordo com a THE, está no topo das melhores universidades as instituições de Oxford, Stanford e Harvard. Já na América Latina, a número um da lista é a Pontifícia Universidade Católica do Chile. Contudo, o Brasil é o que lidera no número de universidades com melhor desempenho, 67. A saber, só 13 países do sul do continente se classificaram para o ranking – como Colômbia, México e Argentina. Das dez primeiras colocadas, sete são brasileiras. E, levando-se em conta as cem melhores, quase a metade são brasileiras. Não é ótimo? É motivo de orgulho e esperança!
As melhores universidades do Brasil
Na edição 2021 da Times Higher Education, as universidades brasileiras mais bem avaliadas são:
- Universidade de São Paulo;
- Universidade de Campinas;
- Universidade Federal de Minas Gerais;
- PUC-RIO;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Universidade Federal de São Paulo; e
- Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Note que, dessa lista, a maioria das universidades são públicas. É praticamente um milagre diante do cenário de descaso com a educação que temos vivido nos últimos anos ou talvez até décadas.
A Universidade de São Paulo
A USP é a maior e a mais importante universidade pública do Brasil e uma das mais importantes da Ibero-América, do mundo lusófono e uma das mais prestigiadas em todo o mundo. Ela tem 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campus. Atualmente, são 246 cursos de graduação e 229 cursos de pós-graduação.
A Escola de Engenharia de São Carlos foi criada em 1948. Na sequência, muitas outras unidades foram criadas. Nas décadas de 70 e 80, tudo isso foi impactado pela ação da Ditadura Militar – alguns alegam que a instituição passou por um “esvaziamento intelectual, tanto do ponto de vista da produção do conhecimento quanto do da qualidade dos recursos humanos”. Mesmo assim, com o passar dos anos, boas discussões e pesquisas foram realizadas em suas salas.
E finalmente, em 2001, foi criado e começou a ser construído a área 2 do Campus de São Carlos, para desenvolvimento da Engenharia Aeronáutica, Engenharia de computação, Engenharia Ambiental e expansão dos institutos.
Fontes: BBC.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@wpcms.engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.