Quem disse que é preciso buscar universidades fora do Brasil para ter um ensino de qualidade na área da Engenharia? Errada esta ideia! Veja por que!
Sabia que o Brasil possui ótimas universidades? Apesar da falta de incentivo ao ensino por alguns governantes e cortes na área do ensino nos últimos anos – refletido até mesmo na baixa inscrição do ENEM 2021 -, o trabalho de algumas instituições ainda se destaca. Recentemente, um ranking apontou o nosso país como importante referência na América Latina. Saiba mais no texto a seguir!

O indicador de educação THE
Um dos mais importantes indicadores de educação superior do mundo é o Times Higher Education ou THE, de origem britânica. A sua lista de boas universidades é criada sob alguns critérios. Primeiro, as instituições são agrupadas em cinco áreas:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- ensino (ambiente de aprendizado),
- pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação),
- citações (ou seja, a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral),
- perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e
- renda gerada com transferência de tecnologia produzida dentro da universidade.
Depois, elas podem ser separadas em continentes, cursos de especialização e mais.
O ranking mundial
De acordo com a THE, está no topo das melhores universidades as instituições de Oxford, Stanford e Harvard. Já na América Latina, a número um da lista é a Pontifícia Universidade Católica do Chile. Contudo, o Brasil é o que lidera no número de universidades com melhor desempenho, 67. A saber, só 13 países do sul do continente se classificaram para o ranking – como Colômbia, México e Argentina. Das dez primeiras colocadas, sete são brasileiras. E, levando-se em conta as cem melhores, quase a metade são brasileiras. Não é ótimo? É motivo de orgulho e esperança!
Leia Mais

As melhores universidades do Brasil
Na edição 2021 da Times Higher Education, as universidades brasileiras mais bem avaliadas são:
- Universidade de São Paulo;
- Universidade de Campinas;
- Universidade Federal de Minas Gerais;
- PUC-RIO;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Universidade Federal de São Paulo; e
- Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Note que, dessa lista, a maioria das universidades são públicas. É praticamente um milagre diante do cenário de descaso com a educação que temos vivido nos últimos anos ou talvez até décadas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

A Universidade de São Paulo
A USP é a maior e a mais importante universidade pública do Brasil e uma das mais importantes da Ibero-América, do mundo lusófono e uma das mais prestigiadas em todo o mundo. Ela tem 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campus. Atualmente, são 246 cursos de graduação e 229 cursos de pós-graduação.
A Escola de Engenharia de São Carlos foi criada em 1948. Na sequência, muitas outras unidades foram criadas. Nas décadas de 70 e 80, tudo isso foi impactado pela ação da Ditadura Militar – alguns alegam que a instituição passou por um “esvaziamento intelectual, tanto do ponto de vista da produção do conhecimento quanto do da qualidade dos recursos humanos”. Mesmo assim, com o passar dos anos, boas discussões e pesquisas foram realizadas em suas salas.
E finalmente, em 2001, foi criado e começou a ser construído a área 2 do Campus de São Carlos, para desenvolvimento da Engenharia Aeronáutica, Engenharia de computação, Engenharia Ambiental e expansão dos institutos.

Fontes: BBC.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários

Simone Tagliani
Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.