Engenharia 360

Google Acadêmico: dicas para usar a plataforma de maneira mais eficiente

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/04/2023 4 min
Imagem reproduzida de Meu Redator

Google Acadêmico: dicas para usar a plataforma de maneira mais eficiente

por Redação 360 | 11/04/2023
Imagem reproduzida de Meu Redator
Engenharia 360

O Google Acadêmico é uma plataforma que oferece acesso a uma vasta variedade de materiais acadêmicos - que, para quem está fazendo trabalho de TCC, muito interessa. Para estudantes de Engenharia, o Google Acadêmico pode ser especialmente útil, permitindo que eles validem sua pesquisa, descubram outras fontes de informação e fiquem atualizados sobre as últimas descobertas em sua área de estudo. Saiba mais no texto a seguir!

O que é Google Acadêmico?

Google Acadêmico
Imagem reproduzida de CTPP

O Google Acadêmico é um serviço gratuito que possibilita aos usuários pesquisar por materiais acadêmicos, como artigos da web, teses, dissertações e livros, além de indexar informações de diversas fontes, como periódicos científicos, instituições acadêmicas, editoras e repositórios de pesquisa.

Com o objetivo de auxiliar estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais, a plataforma também permite buscas por tópicos específicos ou por autor; filtrar os resultados de pesquisa por data, idioma, formato de arquivo e outros critérios; estabelecer datas para a busca; criar alertas para novas pesquisas; e usar o serviço para facilitar o processo de referências e construção de bibliografias. Além disso, os usuários podem criar perfis de autor para exibir suas próprias publicações e acompanhar suas citações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona a plataforma Google Acadêmico?

O Google Acadêmico usa algoritmos para rastrear a Internet em busca de materiais acadêmicos relevantes, incluindo artigos de periódicos científicos, livros, teses, dissertações e relatórios técnicos.

Google Acadêmico
Imagem reproduzida de Even3

Os resultados de pesquisa no Google Acadêmico são exibidos em ordem de relevância, com base em uma combinação de fatores, como o número de vezes que o artigo foi citado, a reputação da revista científica ou editora que publicou o artigo, a relevância das palavras-chave e outras métricas.

Quando os usuários encontram um artigo de interesse, podem clicar no título para ver mais detalhes, como o resumo, a lista de referências citadas e as informações sobre o autor e a afiliação acadêmica. Muitos artigos também incluem links para o texto completo em formato PDF ou para a página web onde o artigo foi publicado.

Veja Também: Trabalhos acadêmicos: qual a diferença entre monografia, dissertação e tese?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por que estudantes de Engenharia deveria usar o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes de Engenharia que procuram informações precisas e confiáveis para seus trabalhos, e pode ajudá-los a economizar tempo e esforço na pesquisa de materiais acadêmicos relevantes.

Ademais, os estudantes de Engenharia podem se beneficiar muito mais do uso do Google Acadêmico. Confira as principais razões:

Acesso a uma grande variedade de fontes

O Google Acadêmico indexa uma ampla variedade de fontes acadêmicas, incluindo artigos de periódicos científicos, teses, dissertações e relatórios técnicos, proporcionando aos estudantes de Engenharia um acesso fácil e rápido a informações valiosas.

Facilidade de busca

Com sua interface simples e recursos de pesquisa avançados, o Google Acadêmico permite que os estudantes de Engenharia encontrem informações relevantes com rapidez e precisão. Eles podem filtrar os resultados de pesquisa por data, idioma e outros critérios, para encontrar artigos mais recentes ou em um idioma específico.

Fonte confiável de informações

Os artigos acadêmicos publicados em periódicos científicos passam por uma revisão rigorosa por pares antes da publicação, o que garante que as informações contidas neles sejam precisas e confiáveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Citações e referências

O Google Acadêmico permite que os estudantes de Engenharia pesquisem citações e referências, o que pode ser útil para validar a pesquisa e descobrir outras fontes de informação relacionadas ao mesmo tópico.

Alertas de pesquisa

Os estudantes de Engenharia podem criar alertas de pesquisa personalizados para serem notificados por e-mail sobre novos artigos ou pesquisas relacionadas aos seus interesses, permitindo que eles fiquem atualizados sobre as últimas descobertas e desenvolvimentos em sua área de estudo.

Como usar o Google Acadêmico?

Para usar o Google Acadêmico, siga estes passos simples:

  1. Acesse o site do Google Acadêmico em https://scholar.google.com.br/
  2. Digite as palavras-chave ou o título do artigo que você está procurando na barra de pesquisa e clique no botão "Pesquisar".
  3. Os resultados de pesquisa serão exibidos em ordem de relevância. Você pode filtrar os resultados por data, idioma, autor e outras opções clicando em "Filtros".
  4. Clique no título do artigo para ver mais detalhes, como o resumo, a lista de referências citadas e as informações sobre o autor e a afiliação acadêmica.
  5. Se o artigo estiver disponível em texto completo, você poderá clicar no link "PDF" ou "HTML" para acessá-lo.
  6. Você também pode clicar no link "Citar" para obter informações sobre como citar o artigo em sua pesquisa.
  7. Para criar um alerta de pesquisa, clique no ícone de envelope ao lado do título do artigo e siga as instruções.
  8. Para criar um perfil de autor, clique em "Minha Biblioteca" e siga as instruções para criar uma conta e adicionar suas próprias publicações.

Temos ainda mais algumas dicas para você, quer quer pesquisar com mais eficiência no Google Acadêmico! A primeira delas é filtrar a busca por instituições de ensino, encontrando facilmente, assim, artigos e monografias publicados por sua própria universidade, por exemplo.

A segunda é criar de alertas para futuras publicações, com base nas palavras-chave inseridas na busca, para receber atualizações por e-mail. A terceira dica é simplificar a formatação das referências bibliográficas, clicando no botão "Citar" para obter uma referência já formatada no padrão ABNT.

A quarta dica é utilizar palavras-chave na busca para ajudar o motor de busca a filtrar resultados e sugerir links mais relevantes. E, finalmente, a quinta dica é especificar a data da publicação dos arquivos buscados para encontrar um texto específico publicado em uma data determinada.

Enfim, o Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa fácil de usar e altamente eficaz para localizar informações acadêmicas relevantes em sua área de estudo. Se você já usou essa ferramenta, deixe um comentário compartilhando sua experiência!

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo