Engenharia 360

R1T1 – Robô brasileiro telepresença

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 31/12/2014 | Atualizado em 18/08/2022 2 min

R1T1 – Robô brasileiro telepresença

por Larissa Fereguetti | 31/12/2014 | Atualizado em 18/08/2022
Engenharia 360
Atualmente, a série mais aclamada na categoria nerd é, sem sombra de dúvida, The Big Bang Theory. Todos devem lembrar quando o Sheldon, logo no princípio da quarta temporada [aviso de possível spoiler!], decide que seu corpo é algo muito frágil e precioso para ficar exposto e surge com um robô que possui um monitor que o transmite em tempo real, permitindo que ele conviva socialmente e até vá trabalhar, ao mesmo tempo em que está a salvo em seu quarto. Claro que não poderia faltar ao robô uma das clássicas camisas do Sheldon. Ok, vou parar por aqui antes que acabe contando o resto do episódio. Mas, já imaginou se o robô do Sheldon se torna real? Pois é, foi isso que fez a Project Robot ao criar o R1T1, um robô brasileiro de presença virtual móvel.
Fonte: projectrobot.net
Fonte: projectrobot.net

Mas não pense que todos vão se trancar no quarto com medo de expor seus corpos, o propósito do R1T1 é diferente. A intenção da Project Robot é fazer com que robôs estejam presentes no cotidiano das pessoas, possibilitando a sensação de estar presente em dois lugares, independente da distância. O foco principal é nas áreas de educação, saúde e grandes corporações. Não poderia deixar de citar que o nome, R1T1, faz menção ao tão amado R2D2 de Star Wars.

Fonte: projectrobot.net
Fonte: projectrobot.net

O robô conta com dispositivos de controle remoto que apresentam uma tela de alta resolução elevada à altura humana, microfones e webcams. Sua altura pode variar entre 1,5 m e 1,8 m. Pode ser controlado por um dispositivo conectado a internet, por controle remoto ou por comando de voz. E mais, também possui três sensores infravermelhos e dois sonares, de maneira que desvia de obstáculos e é capaz de parar caso alguém salte na frente dele. A bateria dura, em média, de 4 a 6 horas. O R1T1 já é comercializado e o preço gira em torno de R$35 mil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Como ser um engenheiro de robótica? Dicas de cursos para quem quer virar fera no assunto


Fontes: Project Robot

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo