Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Quer estudar engenharia? Conheça algumas dicas!

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 06/08/2015 2 min

Quer estudar engenharia? Conheça algumas dicas!

por Luciana Reis | 06/08/2015
Copiado!

A carreira em Engenharia é bem valorizada, com bons salários e ótimas oportunidades no mercado de trabalho, e por isso, é o objetivo de muitos estudantes.
Mas mesmo assim, dúvidas surgem no momento de escolher a carreira. Será que vou ser capaz de passar no vestibular? E depois? Vou conseguir concluir o curso, que é tão exigente?
Mas fique tranquilo! A resposta a estas perguntas pode ser positiva, como indicam estudantes que já passaram pela mesma situação.
estudante-blog-da-engenharia

O primeiro passo para quem está pensando em seguir a carreira é buscar informações sobre o curso e sobre as atribuições do profissional no mercado de trabalho. Testes vocacionais e uma boa conversa com engenheiros formados ajudam neste momento.
A pesquisa sobre a profissão pode ser expandida, como explica o estudante de Engenharia Civil e Produção, e colaborador do Blog da Engenharia, Kássio Adriano. “Aconselho conhecer de perto a profissão, seja em uma obra perto de sua casa, ou diretamente com um profissional. É necessário conhecer bem a matriz curricular”.
matematica-algarismos-blog-da-engenharia
A escolha por estudar Engenharia pode acontecer desde cedo, ou de acordo com o caminho profissional trilhado, como no caso de Tiago Amarante, que completou o curso técnico em Logística, e depois optou por se formar engenheiro de produção. “Percebi que a engenharia é um curso muito mais completo, o qual abriria minha gama de funções e conhecimentos, além de ser muito bem visto pelas empresas”.
Além de conhecer bem a área, a identificação com a grade curricular da engenharia, relacionada às exatas, ajuda muito. Mas quando há gosto pela profissão, as exigências, desde os testes para entrar na faculdade até depois da formatura, são possíveis de se ultrapassar.
foto confea blog-da-engenharia
O interesse e o esforço são compensados pelas possibilidades de quem opta pela Engenharia. “É um curso clássico, portanto já existe uma área robusta em que teremos aceitação”, diz Amarante. “Quase todas as atividades possuem área de atuação para engenheiros, por isso entenda o que eles fazem e veja se ‘você se enxerga fazendo o mesmo’”.
Os engenheiros têm uma carreira promissora pela frente, mas uma das características mais esperadas dos estudantes é a persistência, como afirma Kássio Adriano. “Temos que enfrentar os obstáculos, eu levo sempre comigo que o nível de determinação nos diz se teremos sucesso ou fracasso”.
Mais confiante? Após seguir as dicas, se optar pela Engenharia, a persistência e dedicação vão ser parceiras nos estudos, e as exigências vão parecer bem mais simples. Boa sorte!
Imagens: Guia do Estudante,  CREA/AC e Globo Mídia

Copiado!
Imagem padrão usuário

Luciana Reis

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários