Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Confira essas dicas valiosas para obter sucesso nos processos seletivos

por Karine Rocha | 08/09/2020
Copiado!

Anote essas dicas para conquistar emprego/estágio/trainee tão desejado.

Quando você inicia a busca de vagas de emprego ou estágio, surgem diversas dúvidas sobre como funciona o processo e como deve se preparar.

Os processos seletivos causam medo, ansiedade e nervosismo em diversas pessoas, até porque é o momento em que você fica frente a frente com o recrutador e tem alguns minutos para demostrar que está apto para aquela determinada vaga. Porém, precisamos controlar o nervosismo e dar atenção no que realmente precisamos, como postura e perguntas que serão feitas.

Busque dar ênfase no seu CHA, ou seja, conhecimento, habilidade e atitude, pois esse conjunto de informações deve estar alinhado com que a empresa está buscando no candidato.

Explicação da sigla CHA nos processos seletivos
Imagem: Site Twygo

Antes de passarmos para as perguntas, é importante você estar preparado desde o envio do currículo. Por isso, tenha um currículo bem formatado, objetivo e claro, com as informações principais alinhadas com seu objetivo profissional. Assim que finalizar seu currículo, leia em voz alta e veja se as informações estão claras para você e comece a treinar para contar todos os pontos que você descreveu no documento no dia da entrevista.

Então, estude sobre a empresa, verifique se ela está alinhada com seus valores pessoais. Além disso, os recrutadores costumam perguntar sobre o que você pode contribuir para empresa, o que você espera da vaga, entre outras perguntas para testar o seu conhecimento.

Algumas dicas para realizar no dia da entrevista de emprego:

  • Saia de casa com antecedência: nada de chegar atrasado pois isso vai causar uma péssima impressão e pode diminuir sua chance de conseguir a vaga;
  • Tenha cuidado com seu visual: escolha uma roupa social, mas que seja confortável, lembre-se de adequar sua roupa ao tipo de empresa;
  • Autoconhecimento: é importante lembrar de todos os pontos do seu currículo para falar no momento do seu pitch pessoal. Lembre-se de evidenciar tudo que já aprendeu, conquistou e seus planos para o futuro;
  • Seja gentil: cumprimente todas as pessoas da empresa e os outros candidatos que estivem na sala de espera.

Sobre as perguntas que podem ser feitas pelo recrutador durante os processos seletivos, listei as mais comuns, mas é importante lembrar que você não deve decorar as respostas, pois isso pode prejudicar seu desempenho. Entenda o que o recrutador quer saber de você e pense como pode estruturar sua resposta para mostrar que é o candidato ideal para aquela vaga.

imagem ilustrativa de currículo

Exemplos de perguntas que podem ser realizadas:

  • Você pode falar um pouco sobre você?

Escolha 2 ou 3 principais realizações ou experiências demonstrando suas habilidades e explique quanto você aprendeu com elas.

  • Como você ficou sabendo da vaga?

Se foi por indicação, fale sobre esse amigo e quanto você ficou animado. Se foi por sites de vagas, fale como chamou a sua atenção e seu interesse.

  • Por que devemos contratar você?

Bateu nervosismo, né? Mas calma, estou aqui para te ajudar. Essa hora é o momento de mostrar que você é a pessoa certa para o cargo, falando do que você pode fazer e suas habilidades mostrando que está alinhado com a cultura da empresa.

  • Quais seus pontos fracos?

Nada de respostas clichês. Seja honesto, cite seus pontos fracos e fale o que está fazendo para melhorar.

  • O que você sabe sobre a empresa?

Neste momento, ele quer saber se você “estudou” sobre a empresa e quanto está alinhado a ela. Utilize palavras-chaves, mostre que entendeu o objetivo e traga para algo pessoal, como por exemplo, “Eu me identifique com a missão da empresa porque…”

Portanto, é crucial sua dedicação de tempo para elaboração do currículo e preparo para a entrevista de emprego. Ou seja, com foco, é possível conquistar aquela vaga tão sonhada que pode mudar o seu futuro.

Leia também: Entrevista de emprego: confira as razões para fazer perguntas ao recrutador

Conhece mais alguma dica para se destacar nos processos seletivos? Deixe nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Karine Rocha

Formada em Engenharia de Produção, Gestão de RH. e MBA em Gestão de Pessoas e liderança, possui certificação Black Belt em Lean Seis Sigma. Mentora na área de carreira e Consultora na área de melhoria contínua.

Comentários