Inacreditável! Lamentável! Simplesmente não há palavras que descrevam o horror que sentimos ao ver estas imagens na TV e Internet! Na data de ontem, 8 de janeiro de 2022, a defesa civil havia advertido para a ocorrência de chuvas intensas há dias em Minas Gerais. Mesmo assim (justamente por não haver qualquer alerta prévio), grupos de turismo em lanchas faziam passeios perto dos paredões e falésias no lago de Furnas, em Capitólio, um dos maiores lagos artificiais do planeta, com seus famosos cânions e águas navegáveis. De repente, uma grande placa de rocha desabou e atingiu as lanchas.
A opinião dos especialistas
Para especialistas em geologia, o mapeamento poderia ter impedido a tragédia, evitando que pessoas estivessem tão próximas de uma área de risco, principalmente dadas as condições climáticas e os alertas meteorológicos. A saber, a região é basicamente formada por rochas que possuem uma resistência menor e a “entrada de água nessas áreas pode fazer a rocha perder a coesão, sendo a resistência interna”, como disse o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em reportagem de G1.
A rocha que compõe esses paredões é formada por grãos de areia que, ao longo do tempo, com temperatura e pressão, formou rochas. As mesmas são quartzitas, sedimentares, metamórficas e mais duras. Porém, com deformações, fraturas e falhas ou espaços vazios. E foi justamente um desses pedaços vazios que cedeu como um grande bloco. Por quê? Porque quando chove e com os ventos volta a ser areia.
Sim, as chuvas contribuíram para a queda, fazendo o solo se encharcar? Talvez! Pode ser que, nesse caso, fraturamento horizontal e o tombamento da placa tenham sido acelerados e inevitáveis, embora o “normal” fosse que o desmoronamento acontecesse com as rochas caindo de pé, e não perpendicular. Independente disso, a polícia e a Marinha Brasileira vão começar uma investigação para definir as causas desta tragédia.
Veja Também: Engenharia de Mina - entenda qual é o foco desta atividade econômica
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.