Engenharia 360

Quais são os principais concursos para Engenharia no Brasil? [e duas oportunidades para 2022]

Engenharia 360
por Redação 360
| 13/12/2021 | Atualizado em 20/12/2021 2 min

Quais são os principais concursos para Engenharia no Brasil? [e duas oportunidades para 2022]

por Redação 360 | 13/12/2021 | Atualizado em 20/12/2021
Engenharia 360

Várias vagas de trabalho são abertas todos os anos. Sabe onde? Em concursos públicos! A cada ano são abertos vários editais e outros tantos são previstos. Já pensou em ir atrás de informações sobre inscrições, vagas e salários? Não? Então, está perdendo tempo! Alguns processos seletivos já estão sendo confirmados para 2022 e muitos outros serão anunciados em breve pelos órgãos do Poder Executivo Federal, Regional, Estadual e Municipal. Se você atua na área de Engenharia confira as informações a seguir!

concursos engenharia
Imagem reproduzida de Diário do Nordeste

Concursos para engenheiros

Existem três níveis de concursos importantes realizados todos os anos no Brasil. São eles:

1. Concursos municipais

Prefeituras brasileiras, de modo geral, contratam engenheiros de forma regular constantemente. As oportunidades aparecem o ano inteiro. Especificamente, contratações de engenheiros são destinadas às obras e fiscalizações, bem como relacionadas ao cumprimento de planos e diretrizes utilizadas como instrumento para a organização urbana, rural e florestal. Por exemplo, para serviços voltados à construção de edificações, serviços de abastecimento de água e gás, tratamento de esgoto, e instalação de cabeamentos de luz.

2. Concursos estaduais

Provas ao nível estadual são menos comuns. Mesmo assim, vagas desse tipo surgem todos os anos e são em número maior. Geralmente, engenheiros também são chamados, nesse caso, para cargos de fiscalização, controle de obras e o acompanhamento de contratos administrativos. Por exemplo, para construção, conservação, manutenção e gerenciamento de estradas e rodovias.

3. Concursos federais

Engenheiros também podem procurar, para trabalhar, agências reguladoras, autarquias, ministérios, empresas públicas e sociedades de economia mista – como a Petrobras, para ajudar no desenvolvimento de projetos relacionados à exploração de petróleo e gás. Por fim, é possível buscar oportunidades na Marinha, Exército e Aeronáutica, onde se consegue ampliar o currículo, aumentar a qualificação e evoluir na carreira.

concursos engenharia
Imagem reproduzida de UOL Economia

Oportunidades para 2022

Ao longo do ano que vem, o Engenharia 360 deverá apresentar muitas listas de concursos voltados às mais diferentes áreas. Por hora, começamos o ano com duas boas oportunidades.

1. Concurso para o Ministério do Desenvolvimento Regional

O Ministério do Desenvolvimento Regional está lançando um importante concurso para 2022. Já com aprovação do Ministério da Economia, são oferecidas, ao todo 206 vagas efetivas para nível médio e superior – sendo para superiores oferecidos salários entre R$8.255,72 e R$11.208,80. Dentre elas, o seguinte número de vagas:

  • 31 para engenheiros;
  • 7 agrônomos;
  • 1 para a área civil;
  • 2 para engenheiros florestais;
  • 3 para estatísticas;
  • 2 para geógrafos;
  • 2 para geólogos; e
  • 1 para meteorologista.

2. Concurso da Receita Federal

A Receita Federal, neste momento, abre importante concurso técnico administrativo. Ao Ministério da Economia, foram solicitadas 1310 vagas, no total. E para algumas delas, serão chamados arquitetos e engenheiros. Especialmente, para saber mais sobre este concurso, recomendamos que leia a seguinte matéria:


Fontes: FDR.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo