Engenharia 360

Quais as diferenças entre os tipos de equipamentos de ar condicionado?

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/12/2020 | Atualizado em 17/07/2024 5 min
Imagem Domínio público em Pxhere

Quais as diferenças entre os tipos de equipamentos de ar condicionado?

por Redação 360 | 22/12/2020 | Atualizado em 17/07/2024
Imagem Domínio público em Pxhere
Engenharia 360

Na hora de projetar, a ventilação do ambiente é um dos aspectos essenciais a serem considerados. Para facilitar essa escolha de ar condicionado, há no mercado sistemas projetados especificamente para países tropicais, que oferecem qualidade de vida, baixo ruído, instalação e manutenção simplificadas, além de alta eficiência energética. Mas, diante de tantas opções, como saber qual é o mais adequado?

Para ajudar na sua decisão, apresentamos neste artigo do Engenharia 360 os principais tipos de equipamentos de ar-condicionado e suas características. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Ar-condicionado portátil

São modelos que normalmente não precisam de instalação e podem ser movidos pelo ambiente, o que é uma vantagem. Eles precisam ficar perto de janelas ou portas para lançar o ar quente em outro local fora do imóvel. 

Um exemplo é o ar-condicionado portátil Springer Midea 12.000 Btu Frio. A única necessidade é de exista uma saída para o ambiente externo. O modelo possui fluido refrigerante ecológico, que não prejudica a camada de ozônio e oferece vantagens como a função dormir, que regula a temperatura durante o sono, e o modo não perturbe, que desliga as luzes LED e silencia avisos sonoros.

ar condicionado
ar-condicionado portátil Springer Midea 12.000 Btu Frio | Imagem reproduzida de Buscapé

2. Ar-condicionado de janela

Esse é o modelo mais comum. É instalado em uma janela ou parede feito exatamente para ser encaixado ali. Assim, o escape de ar quente fica para fora do ambiente, enquanto o lançador de ar frio é interno. 

Normalmente esses modelos são eficientes para quartos e para ambientes que comportam poucas pessoas. Porém, modelos antigos costumam ser barulhentos consumir mais energia e, por isso, é sempre bom optar por um aparelho mais sustentável e eficiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O modelo Janela Springer Midea Mecânico Quente e Frio 9.500 Btu, por exemplo, é uma opção econômica no quesito energia. Ele possui sistema de renovação de ar, que deixa o ambiente mais saudável, e o fluido refrigerante é ecológico, não inflamável e menos nocivo à camada de ozônio.

refrigeração com ar condicionado
ar-condicionado Springer Midea Mecânico Quente e Frio 9.500 Btu | Imagem reproduzida de Midea

Veja Também: Calcular BTUs Ar-Condicionado Split: Guia Completo

3. Split

O modelo de ar-condicionado split é conhecido por ser mais silencioso e mais eficiente. Nele há um condensador de ar que fica na parte fora do ambiente e uma evaporadora que fica dentro do espaço a ser climatizado. 

Na categoria Split, a Midea possui o Xtreme Save, que foi lançado recentemente e é do tipo Split Hi Wall Inverter, com tecnologia Inverter Quattro, que promove bem-estar ao climatizar ambientes e, ainda, é muito eficiente energeticamente. O Xtreme Save também tem design discreto e emite baixo ruído e vibração.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

refrigeração com ar condicionado
ar-Condicionado Midea Inverter Xtreme 12000 | Imagem reproduzida de Amazon

Outra opção é o modelo Air Still que, segundo a Midea, foi projetado para fazer a distribuição do ar por todo o ambiente em 360º, possui saídas laterais e é o primeiro ar condicionado do mundo a ter aletas duplas, compostas com milhares minifuros de tamanhos e direções diferentes. 

refrigeração com ar condicionado
ar-Condicionado Midea Inverter airstill 12000 | Imagem reproduzida de climat ar condicionado

Há ainda a versão split cassete que é instalado no teto. A parte externa pode ficar embutida no forro. É indicado para grandes ambientes, como escritórios sem paredes divisórias. Também há o split inverter, que possui um inversor em seu motor interno. Esse inversor faz com que o compressor trabalhe de forma otimizada. 

4. Sistema VRF

O sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) possui várias unidades internas conectadas em um mesmo sistema de unidades condensadoras. É normalmente usado para a climatização de edifícios (e não de espaços individuais) e muito comum em prédios sustentáveis, com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Há sistemas projetados especialmente para países tropicais, como é o caso da linha VC Plus da Midea, que possui características como ampla faixa de operação, são silenciosos e têm elevada eficiência energética. Essa é, inclusive, uma parte importante que engenheiros e arquitetos precisam considerar na hora de projetar.

Os modelos VC Plus 16, VC Plus 22 e VC Plus 30, por exemplo, são unidades centrais e são voltados para instalações comerciais. Porém, enquanto o VC Plus 16 é um ventilador individual, o VC Plus 22 e o VC Plus 30 são ventiladores duplos. A linha completa, que vai da 8 até a 30HP, pode ser combinada em conjuntos de até 3 unidades, formando um sistema único de 90HP.

refrigeração com ar condicionado
ar-Condicionado Midea VC Plus 16, VC Plus 22 e VC Plus 30 | Imagem reproduzida de Made in China - connecting buyers with chinese suppliers

Na tendência de edifícios inteligentes e de ter a tecnologia cada vez mais como uma aliada da praticidade, a linha possui configurações inteligentes que tornam a instalação e a manutenção mais simples. Segundo a própria Midea, são elas:

  • A configuração local de campo proporciona acesso rápido e fácil às configurações no local, simplifica a instalação e a preparação.
  • A verificação e as definições do sistema também podem ser facilmente obtidas por meio de controle com fio, tornando a configuração mais flexível e conveniente.
  • As configurações do sistema podem ser acessadas pelo navegador de um computador PC ou laptop, por meio de um gateway IMMPRO ou por meio de uma conexão LAN.

Ciclo frio ou quente: Qual a melhor opção?

É possível encontrar aparelhos de ar-condicionado com os ciclos frio ou quente e frio (ciclo reverso). A primeira, como já esperado, só é capaz de esfriar. Por outro lado, a segunda é capaz tanto de esfriar quanto aquecer o ambiente. Obviamente, essa segunda versão é indicada quando você mora/trabalha em locais que são frios em algumas épocas e quentes em outras. Se o local for daqueles que só faz calor o ano todo, não importa a estação, é provável que um ar-condicionado de ciclo frio te atenda bem.

Climatize com inteligência: Encontre o ar-condicionado ideal para o seu projeto!


Observação: Este é um artigo patrocinado. Você leu um texto publicitário. Este aviso representa nosso compromisso e transparência diante de sua opinião.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo