Engenharia 360

Design para todos: promovendo inclusão, diversidade e equidade na Engenharia

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/02/2023 | Atualizado em 03/05/2024 4 min
Imagem de Drazen Zigic em Freepik

Design para todos: promovendo inclusão, diversidade e equidade na Engenharia

por Redação 360 | 10/02/2023 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem de Drazen Zigic em Freepik
Engenharia 360

A Dassault Systèmes faz do 3DEXPERIENCE uma importante plataforma de inovação e tecnologia, que tem como objetivo promover a "engenharia para todos".

Aliás, "engenharia para todos", traduzindo, significa uma tecnologia acessível e inclusiva para todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, habilidades ou origem. A Dassault Systèmes acredita que, ao promover essa filosofia no mundo, é possível alcançar soluções mais inovadoras e impactantes para desafios globais. E ela faz isso, por exemplo, através de ferramentas, recursos e eventos, como o 3DEXPERIENCE World, com cobertura do Engenharia 360.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que seria um 'design para todos'?

"Design para todos" é um conceito que busca criar produtos, serviços e ambientes que possam ser utilizados e acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas, sensoriais, mentais ou socioeconômicas. Isso envolve a consideração de uma ampla gama de necessidades e desafios, incluindo a acessibilidade, usabilidade, ergonomia e inclusão, a fim de garantir que todos possam participar plenamente da sociedade. O objetivo é criar soluções inclusivas e acessíveis para todas as pessoas, promovendo a igualdade de oportunidades e a independência.

inclusão, diversidade e equidade na engenharia
Imagem de freepik

Como os conceitos de inclusão, diversidade e equidade são tratados na Engenharia?

Os conceitos de inclusão, diversidade e equidade estão ganhando cada vez mais importância na Engenharia atual. As empresas e instituições estão se conscientizando da importância de garantir que seus produtos, serviços e ambientes sejam acessíveis e inclusivos para todas as pessoas, independentemente de suas capacidades ou características. Alguns exemplos de como estes conceitos são tratados na Engenharia atual incluem:

  • Inclusão de pessoas com necessidades especiais na concepção e teste de produtos, a fim de garantir que eles sejam acessíveis e usáveis por todos.
  • Diversificação do corpo de engenheiros para refletir a população global, incluindo mulheres, minorias étnicas e pessoas com deficiência.
  • Implementação de políticas e práticas de equidade de gênero e diversidade nas empresas e instituições, incluindo a igualdade salarial e oportunidades de carreira para todos os membros da equipe.

Em geral, a Engenharia está evoluindo para ser mais inclusiva e diversa, garantindo que todos possam participar plenamente da sociedade e dos avanços tecnológicos.

Quais as maneiras práticas de deixar a Engenharia mais inclusiva, diversa e justa para todos?

Algumas maneiras práticas de tornar a Engenharia mais inclusiva, diversa e justa incluem:

  1. Diversificação de recrutamento: buscar e contratar engenheiros de diversas origens étnicas, gêneros, habilidades e experiências, ampliando a diversidade do corpo de engenheiros.
  2. Políticas e práticas de igualdade de gênero e diversidade: implementar políticas e práticas que promovam a igualdade salarial, oportunidades de carreira e inclusão para todos os membros da equipe.
  3. Inclusão de pessoas com necessidades especiais na concepção e teste de produtos: garantir que produtos sejam acessíveis e usáveis para todos, incluindo pessoas com necessidades especiais.
  4. Educação e treinamento: proporcionar oportunidades de educação e treinamento para todos os membros da equipe, a fim de promover a conscientização e compreensão sobre a importância da inclusão, diversidade e equidade.
  5. Colaboração com comunidades diversas: estabelecer parcerias com comunidades diversas para entender suas necessidades e garantir que seus produtos e serviços sejam inclusivos e acessíveis para todos.
inclusão, diversidade e equidade na engenharia
Imagem de freepik

Veja Também: Novos Horizontes: 3DEXPERIENCE e SOLIDWORKS na Engenharia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como trabalhar com Engenharia de inclusão, diversidade e equidade dentro da plataforma 3DEXPERIENCE?

A plataforma 3DEXPERIENCE pode ser utilizada de várias maneiras para trabalhar com Engenharia de inclusão, diversidade e equidade. Algumas dicas incluem:

  • Inclusão de perspectivas diversas na concepção e desenvolvimento de produtos: envolver uma equipe diversa de engenheiros, designers e usuários em todas as fases do processo de desenvolvimento de produtos, a fim de garantir que eles sejam inclusivos e acessíveis para todos.
  • Análise de acessibilidade: utilizar a plataforma 3DEXPERIENCE para simular e testar a acessibilidade de produtos e serviços, a fim de garantir que eles sejam acessíveis e usáveis para todos.
  • Diversificação de recursos: utilizar a plataforma 3DEXPERIENCE para ampliar a diversidade de recursos, incluindo modelos, ferramentas e tecnologias, a fim de atender às necessidades de uma ampla gama de usuários.
  • Análise de equidade: utilizar a plataforma 3DEXPERIENCE para avaliar e aprimorar as políticas e práticas de equidade de gênero e diversidade nas empresas e instituições, a fim de garantir que todos tenham igualdade de oportunidades e inclusão.
  • Colaboração com comunidades diversas: utilizar a plataforma 3DEXPERIENCE para colaborar com comunidades diversas, compreender suas necessidades e desenvolver soluções inclusivas e acessíveis para todos.
3DEXPERIENCE
Imagem de Dassault Systèmes

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo