Engenharia 360

Brasil desenvolverá projeto de reciclagem de veículos em parceria com o Japão

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 19/10/2014 | Atualizado em 23/09/2022 3 min

Brasil desenvolverá projeto de reciclagem de veículos em parceria com o Japão

por Larissa Fereguetti | 19/10/2014 | Atualizado em 23/09/2022
Engenharia 360

O CEFET-MG, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, assinou um acordo com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), em Kanazawa, no Japão, que prevê a instalação de um projeto piloto para reciclagem e sustentabilidade da indústria automobilística no Campus II, localizado em Belo Horizonte.

reciclagem-carro

Tudo começou quando, em 2010, o professor da instituição Daniel Enrique Castro participou de um curso no Japão sobre reciclagem de veículos. Em 2012, lançou um livro sobre o assunto e começou a negociar com a JICA.  Com a assinatura do termo no princípio de outubro deste ano, ficou firmado que o CEFET-MG cederá o espaço físico, professores e técnicos para atuar no Centro de Desenvolvimento e Disseminação de Tecnologias em Reciclagem Veicular e contará com apoio financeiro de aproximadamente um milhão de dólares da JICA para o desenvolvimento do projeto e criação do Centro Internacional de Treinamento. A empresa Kaiho Sangyo Co., líder em reciclagem de veículos no Japão, disponibilizará equipamentos, treinamentos e tecnologia a partir do segundo semestre deste ano.

acordo-japao-materia.jpg_1599748976

A unidade piloto atenderá tanto aos cursos técnicos quanto de graduação. Engenheiros, técnicos, alunos e professores do CEFET-MG receberão treinamentos no Centro Internacional de Treinamento. Segundo a instituição, “o objetivo geral é criar um programa de desenvolvimento de recursos humanos e um centro de educação no CEFET-MG, a fim de capacitar engenheiros e técnicos do Brasil para o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de reciclagem de veículos em fim de vida útil de forma ambientalmente correta e sustentável, colocando assim o CEFET-MG na vanguarda de atividades que envolvam inovação tecnológica e crescimento sustentável para o país.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

reciclagem-veiculos

De acordo com publicação do diretor geral do CEFET-MG, Márcio Basílio, “por esse Termo, a tecnologia de ponta no mundo será inteiramente repassada ao CEFET-MG e permitirá, com o envolvimento de professores e alunos de várias áreas da Instituição, sua adaptação e adequação à realidade brasileira. Em um segundo momento, serão credenciados e treinados membros da sociedade civil interessados na implantação comercial, no país, da reciclagem veicular através do estabelecimento de centros para execução efetiva dessa técnica.”

reciclagem-veiculos

As vantagens são inúmeras. A quantidade de carros fora de condições de uso é enorme, assim como a área que ocupam. Com a reciclagem, o material aproveitado poderá voltar ao processo produtivo, reduzindo a quantidade de matéria prima extraída do ambiente e reduzindo também a quantidade de resíduos descartada. A redução no consumo de energia será de até 56% na produção de aço a partir do retirado dos veículos quando comparado com a produção convencional e de mais de 90% na redução de energia do alumínio e do cobre.

Além disso, várias pesquisas poderão ser desenvolvidas no tema, como mestrados e doutorados. Apesar de ser um projeto piloto, a parceria já representa um grande avanço tecnológico não só do CEFET-MG, mas do Brasil inteiro.

Veja Também: Como a engenharia está vencendo os limites da reciclagem de plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: CEFET-MG.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo