Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Profissões de Engenharia em alta para trabalhar em 2021 | Lista 360

por Redação 360 | 31/05/2021

Quer ficar para trás no mercado? Claro que não! Otimize seu tempo! Confira esta lista de profissões de Engenharia que estão em alta em 2021!

A Pandemia do Covid-19 chegou em 2020 como uma grande surpresa para o mercado mundial. Várias economias foram severamente abaladas, incluindo a do Brasil. Ficou a incerteza dos profissionais sobre qual destino dar para as suas carreiras, fora que muitos acabaram desempregados em meio a esta confusão. Mas chegou a hora de dar a volta por cima! O Engenharia 360 preparou uma lista especial de profissões de engenharia para quem deseja mudar o seu destino em 2021!

Veja Também: Tendências 2021: descubra o que deve dominar a Indústria da Construção Civil [inclusive no Brasil]

Profissões de Engenharia em destaque no mercado atual

Setor da Tecnologia e Informação

mercado de trabalho
Imagem de Pixabay

A transformação digital está extremamente acelerada neste momento, inclusive por conta do coronavírus. Muitas empresas resolveram, neste último ano, investir ainda mais em tecnologia, buscando a assessoria de cientistas e engenheiros de diversas áreas, como de Engenharia de Softwares, Computação, Física, entre outras. A necessidade é por serviços como digitalização de processos, automação, coleta de dados, criação de banco de dados, composição de manuais, análise de sistemas, análise de segurança cibernética, desenvolvimento de interfaces, desenvolvimento de robôs, implementação de redes, utilização de inteligência artificial, elaboração de estatísticas e mais.

Setor da Indústria

mercado de trabalho
Imagem de Pixabay

Por conta do atual cenário mundial, certas áreas da indústria se retraíram e outras se expandiram. Para estas, os engenheiros de produção passaram a atuar com mais força com controle de qualidade e na criação de estratégias e desenvolvendo projetos para otimizar processos e reduzir custo de bens e serviços, visando melhorar a eficiência das produções – acompanhando de perto a logística do negócio. A Engenharia de Controle e Automação deve considerar a eficiência e inserção tecnológica na cadeia produtiva – mais agilidade e menos erros. E a Mecânica desenvolve projetos e observa o funcionamento das máquinas em operação.

Setor da Construção

mercado de trabalho
Imagem de Pixabay

Como sempre, esta é uma das áreas mais promissoras no mundo – sempre há vagas de sobre neste setor -, realizando grandes e pequenas obras, projetos de infraestrutura e reformas de moradias. Espírito de liderança, neste caso, é mais do que bem vindo! Acredita-se que, mesmo diante da crise, as pessoas voltem a consumir bens e serviços em mais quantidade. Elas buscam mesmo investir em qualidade de vida – um pensamento que deve se estender para a gestão pública, com obras de vias, praças e mais. E não podemos nos esquecer de que os engenheiros da área da construção se envolvem em projetos de energia, mineração, agronegócio, e mais. No momento, aqueles que se especializarem em Engenharia Sustentável terão ainda mais destaque no mercado!

Setor Farmacêutico

mercado de trabalho
Imagem de Pixabay

Por conta da maior necessidade em pesquisas, estudos e desenvolvimento de medicamentos, vacinas e mais, o setor farmacêutico também está bem mais aquecido do que o “normal”. Inclusive, a ideia do Governo do Brasil é diminuir a dependência internacional por ingrediente ativo. Podem atuar nesta área os formados em Engenharia Química, por exemplo. Aliás, os químicos também contribuíram para os setores de alimentação, celulose, petróleo e mais, foram diversos projetos de soluções para redução de impacto ambiental – um assunto também muito quente dentro do nosso país.

Então, gostou das opções? Está mais animado agora? Diga nos comentários!


Fontes: Pitágoras, UNA, InfoMoney, Época Negócios, UCPEL, Brasil Escola, UOL, Forbes.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.