Engenharia 360

Professores da USP ensinam física em canal do YouTube

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 18/10/2016 | Atualizado em 11/04/2022 2 min

Professores da USP ensinam física em canal do YouTube

por Luciana Reis | 18/10/2016 | Atualizado em 11/04/2022

Sabe aqueles conceitos de mecânica ou de eletromagnetismo que geram dúvidas? E como chegar à difícil resolução daquele complexo problema de física? Além dos recursos acadêmicos em sala de aula, é possível ampliar os conhecimentos e tirar dúvidas sobre diferentes conteúdos pela internet. Até aí, nenhuma novidade. Mas o que os estudantes procuram é que os materiais compartilhados, sejam textos, vídeos ou exercícios comentados, sejam de fontes confiáveis e de com conteúdo de qualidade. Pensando nisso foi lançado um canal no Youtube com vídeos de docentes do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, a USP.

cursos USP
Imagem: Thinkstock/Huchen Lu

O professor Gil da Costa Marques, da USP

O objetivo do Canal Física Universitária, idealizado pelo professor Gil da Costa Marques, é proporcionar educação científica e informações recentes sobre o ensino da física para estudantes universitários e professores de um modo geral, como forma de atualização dos conhecimentos, de acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já foram compartilhados aproximadamente mil vídeos e o canal já conta com mais de 13 mil inscritos e 135 mil visualizações. Entre os assuntos abordados, é possível visualizar aulas de temas complexos, mas que são ensinados de uma forma simples e prática, como mecânica dos fluidos, termodinâmica e física quântica.

aulas-online
Imagem: Agência Fapesp

Os mais recentes vídeos são de experimentos de física que mostram, de forma simples, as características de diferentes fenômenos, como eletrização por contato, geração de corrente, indução magnética e força de atrito. De acordo com o idealizador do projeto, os planos que envolvem o canal são voltados a um aumento da divulgação de conteúdo para um público mais geral.

Conforme a Agência Fapesp, o professor e idealizador do projeto Gil da Costa Marques está satisfeito com o primeiro objetivo alcançado, que é aproximar a universidade pública e gratuita à toda a sociedade. Sem dúvidas, trata-se de uma maior democratização no acesso ao conhecimento, mesmo para alunos que estão em períodos de estudos para o ingresso em uma faculdade ou para universitários de cursos em que a física seja essencial, e em diferentes instituições de ensino.

O canal pode ser acompanhado no Youtube, com atualizações constantes de novos conteúdos. Bem legal, né?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Pesquisa afirma – USP é a 90ª universidade mais bem vista pelos empregadores


Fontes: Agência Fapesp

Comentários