A primeira coisa que você deve estar se perguntando é "Qual a importância de um ranking de universidades?". Pois bem, esse tipo de avaliação ajuda os alunos a escolherem as universidades que oferecem melhores perspectivas de empregabilidade. E, recentemente, a empresa global de dados Times Higher Education apresentou o resultado das suas pesquisas para a imprensa. De acordo com ela, uma das instituições brasileiras de maior prestígio está entre as mais bem vistas pelos empregadores. Enfim, em 90° lugar de sua lista está a Universidade de São Paulo ou USP. Continue lendo para saber mais!
A seleção de universidades
A Times Higher Education teve o apoio de 11 mil recrutadores de empresas para avaliar instituições de ensino de 44 países. Eles acabaram selecionando 250 delas para montar um ranking muito especial, das universidades mais bem vistas pelos empregadores. A nossa querida USP ficou, neste ano, em 90° lugar, como dito antes - a saber, na edição anterior, ela estava em 109º lugar.
Outros países foram lembrados pelos recrutadores, como França, Alemanha, China, Canadá, Austrália, Suíça e Holanda. Eis as cinco instituições selecionadas:
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA)
- Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA)
- Universidade Harvard (EUA)
- Universidade de Cambridge (Reino Unido)
- Universidade Stanford (EUA).
Critérios para a seleção | Qualidades da USP
Estes foram os critérios que serviram de base para a montagem do ranking da Times Higher Education:
- habilidades como resiliência, confiança, motivação e comunicação;
- especialização e capacitação para pesquisa;
- destaque no mercado;
- excelência acadêmica;
- setores foco de seus cursos;
- desempenho na área digital;
- "internacionalismo";
- entre outras.
"Mostra como digitalização, especialização ou habilidades sociais são cada vez mais importantes - muito mais do que o prestígio de uma universidade."
- gerente da pesquisa Sandrine Belloc, em reportagem de G1.
Veja Também: Saiba quais são as 7 melhores universidades do Brasil [de acordo com ranking britânico]
Fontes: G1.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.