Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Professores da USP ensinam física em canal do Youtube

por Luciana Reis | 18/10/2016
Copiado!

Sabe aqueles conceitos de mecânica ou de eletromagnetismo que geram dúvidas? E como chegar à difícil resolução daquele complexo problema de física? Além dos recursos acadêmicos em sala de aula, é possível ampliar os conhecimentos e tirar dúvidas sobre diferentes conteúdos pela internet. Até aí, nenhuma novidade. Mas o que os estudantes procuram é que os materiais compartilhados, sejam textos, vídeos ou exercícios comentados, sejam de fontes confiáveis e de com conteúdo de qualidade. Pensando nisso foi lançado um canal no Youtube com vídeos de docentes do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, a USP.

cursos-blog-da-engenharia

Imagem: Thinkstock/Huchen Lu



O objetivo do Canal Física Universitária, idealizado pelo professor Gil da Costa Marques, é proporcionar educação científica e informações recentes sobre o ensino da física para estudantes universitários e professores de um modo geral, como forma de atualização dos conhecimentos, de acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto.
Já foram compartilhados aproximadamente mil vídeos e o canal já conta com mais de 13 mil inscritos e 135 mil visualizações. Entre os assuntos abordados, é possível visualizar aulas de temas complexos, mas que são ensinados de uma forma simples e prática, como mecânica dos fluidos, termodinâmica e física quântica.
aulas-online-blog-da-engenharia

Imagem: Agência Fapesp


Os mais recentes vídeos são de experimentos de física que mostram, de forma simples, as características de diferentes fenômenos, como eletrização por contato, geração de corrente, indução magnética e força de atrito. De acordo com o idealizador do projeto, os planos que envolvem o canal são voltados a um aumento da divulgação de conteúdo para um público mais geral.
Conforme a Agência Fapesp, o professor e idealizador do projeto Gil da Costa Marques está satisfeito com o primeiro objetivo alcançado, que é aproximar a universidade pública e gratuita à toda a sociedade. Sem dúvidas, trata-se de uma maior democratização no acesso ao conhecimento, mesmo para alunos que estão em períodos de estudos para o ingresso em uma faculdade ou para universitários de cursos em que a física seja essencial, e em diferentes instituições de ensino.
O canal pode ser acompanhado no Youtube, com atualizações constantes de novos conteúdos. Bem legal, né?

Referência: Agência Fapesp

Copiado!

Comentários