Engenharia 360

Soft skills: saiba quais são as principais habilidades que devem ter os profissionais do futuro [em TI]

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/12/2021 3 min

Soft skills: saiba quais são as principais habilidades que devem ter os profissionais do futuro [em TI]

por Redação 360 | 07/12/2021
Engenharia 360

O mercado de trabalho está altamente competitivo e está cada vez mais exigindo muito mais qualificação dos candidatos, dentre elas competências técnicas, comportamentais e habilidades interpessoais – as chamadas soft skills. E tudo isso é exigido até mesmo daquela figuraça da tecnologia. Ou seja, se você quer ganhar espaço nessa “selva”, tem que ser mais imperativo, sim! Só que é preciso ficar ligado, pois as exigências também mudam a toda hora – tão rapidamente quanto as inovações digitais.

O fato é que, muitas universidades ou conselheiros vocacionais de recursos humanos adotam práticas de orientação aos profissionais e futuros profissionais que já estão desatualizados. Outro problema é que as propostas apresentadas por algumas empresas também estão aquém das soluções que a sociedade tanto necessita. O primeiro erro? Ignorar as premissas e referências do passado! E sabe quem sai na frente dessa galera? Quem tem conhecimentos sobre vários campos – alguns dos quais nem vai atuar diretamente. Veja a seguir!

habilidades profissionais
Imagem reproduzida de ValueHost

As habilidades mais demandas no mercado de trabalho

De acordo com um levantamento das empresas Tera e Scoop&Co, as habilidades mais demandas no mercado de trabalho são:

  • resolução de problemas complexos,
  • criatividade e inovação, negociação,
  • inteligência emocional,
  • capacidade para tomada de decisão,
  • trabalho em equipe,
  • pensamento crítico,
  • lógica de programação,
  • gestão de conflito, e
  • gestão de pessoas.

Já as cinco competências técnicas mais procuradas são:

  • análise estatística e de dados,
  • machine learning e inteligência artificial,
  • inteligência de negócio,
  • gestão de produtos digitais, e
  • design centrado no usuário.
habilidades profissionais
Imagem reproduzida de Blog Vulpi

As exigências de habilidades para profissionais do futuro

Para quem lida com…

Gestão de produtos para usuários e negócios

Em uma rotina bem diversa, onde se precisa entender os clientes, discutir e traçar estratégias com líderes e mais, é exigido empatia, muita capacidade de aprendizado e excelente comunicação!

Design de produtos digitais

Os clientes esperam uma experiência agradável. Para isso, o profissional deve passar todo tempo estudando formas de melhorar os sistemas, criando e aprimorando funcionalidades. Então, deve-se ter o gosto por essa prática de aprender e ir atrás na resolução de problemas. Além disso, empatia, boa comunicação e escrita, curiosidade e pesquisa, além de, é claro, noções de prototipação e programação.

Gestão de negócios

Um bom gestor precisa dominar bem o segmento ou ramo em que está inserido. Ter inteligência de negócios, claro. Ademais, capacidade de análise de dados, junto da habilidade de sintetizá-los em representações visuais. Também precisa conhecer conceitos modernos do setor. Por fim, ter conhecimento em múltiplas áreas.

habilidades profissionais
Imagem reproduzida de Mundo RH

Análise de dados, Big Data ou Data Science

Em sua rotina, o profissional pode gerenciar equipes técnicas, definir tecnologias, levantamentos de requisitos – funcionais e não funcionais -, além de levantamento de dados e métricas. Só que, para isso, é preciso gostar de matemática, estatística, programação e computação em nuvem.

Inteligência Artificial

Nesse caso, o profissional precisa se manter atualizado constantemente. Saber programar é o básico! Depois, é preciso mostrar agilidade e precisão nos resultados; e muito, mas muito estudo, sempre tentando conciliar o meio científico com o meio prático.

E agora? Você acha que possui estas habilidades que o mercado exige hoje? E quais outras acha que deveriam estar nesta lista e que não estão? Escreva nos comentários!


Fontes: itforum.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo