Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça a maior ponte suspensa para pedestres do mundo, inaugurada em Portugal

por Clara Ribeiro | 04/06/2021

Portugal inaugurou a maior ponte suspensa para pedestres do mundo, visando resgatar o turismo em uma região histórica do país. 

Erguida entre montanhas repletas de rochas e uma linda vegetação, a ponte 516 Arouca está aberta para visitação. E, aliás, a ponte recebeu esse nome por ter exatos 516 metros de comprimento e por ficar localizada no Arouca Geopark, a 175 metros acima do Rio Paiva. Saiba mais sobre ela no texto a seguir!

ponte suspensa
Imagem extraída de Câmara Municipal de Arouca

Como a 516 Arouca se enquadra na proposta de turismo de Portugal?

A 516 Arouca tornou-se uma verdadeira aposta do governo português em atrair turistas!

Afinal, mesmo escondida entre as rochas, ela possui uma travessia que não é tão fácil de ser realizada por conta dos cabos de aço e duas torres maciças de cada lado. Por isso, ela acaba balançando um pouco a cada passo. 

A saber, a ponte suspensa teve um custo de 2,8 milhões de dólares, além de ter levado cerca de dois anos para ser erguida.

Os moradores da cidade esperam que a nova ponte recupere o turismo na região, fortemente atingido pela pandemia do novo coronavírus. 

Para quem não sabe, a cidade de Arouca fica localizada ao norte de Portugal, na região metropolitana do Porto. Além da ponte, a região tem outro atrativo, o Rio Paiva, considerado como um dos rios menos poluídos da Europa. 

portugal
Imagem extraída de Wikipedia
ponte suspensa
Imagem extraída de Câmara Municipal de Arouca

Veja Também: Linha Verde: projeto irá transformar ponte em passarela produtora de alimentos em Paris

A 516 Arouca será mesmo a maior ponte suspensa do mundo?

A construção da 516 Arouca levou alguns anos até a sua conclusão. E com a chegada da Pandemia da covid-19, a abertura da ponte suspensa teve de ser adiada. 

Vale dizer que a 516 Arouca tem 22 metros a mais que a ponte Charles Kuonen, na Suíça, que conta com 494 metros de extensão. 

ponte suspensa
Imagem extraída de 516 Arouca

Desse modo, agora a maior ponte suspensa do mundo pertence a Portugal. Lembrando que o Arouca Geopark, onde a tal estrutura está localiza, foi reconhecido em 2009 como área de conversão pela UNESCO por conta do seu patrimônio geológico. 

O parque possui 382 km² e tornou-se ponto turístico por conta dos passadiços sobre o Rio Paiva, antes mesmo da maior ponte suspensa do mundo ser construída. Já a nova ponte liga a casaca das Aguieiras e a zona conhecida como Garganta do Paiva.

ponte suspensa
Imagem extraía de 516arouca
ponte suspensa
Imagem extraída de Melhores Destinos

A concorrente do Nepal

Uma notícia surgiu logo após a inauguração da 516 Arouca. Segundo informações o Nepal conta com uma ponte com 567 metros, aberta em julho de 2020. 

A ponte do Nepal foi construída sobre o rio Gandaki. Entretanto, a Câmara Municipal de Arouca afirmou que “uma ponte de travessia rural, dimensionada para cargas muito reduzidas e sobre a qual existe pouca evidência científica e midiática”.

Por fim, vale destacar que as pontes suspensas estão ganhando força no mundo como fortes atrativos turísticos e fomentando a economia de diversas regiões. 

E então, gostou de saber sobre a maior ponte suspensa do mundo?


Fontes: ABC Repórter, Público PT, Viagem e Turismo Abril.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.