Engenharia 360

Primeira estrada com painéis solares do mundo é inaugurada na França

Engenharia 360
por Fabio Doom
| 04/01/2017 | Atualizado em 04/12/2022 2 min

Primeira estrada com painéis solares do mundo é inaugurada na França

por Fabio Doom | 04/01/2017 | Atualizado em 04/12/2022
Engenharia 360
Uma estrada toda pavimentada com painéis solares que, além de bonita, ainda ajuda a iluminar o local. Sim, esta proposta incrível existe e foi inaugurada em Tourouvre, cidade de 5 mil habitantes localizada no norte da França. É a primeira do mundo que conta com essas estruturas modernas e funcionais.
Foto: AFP | painéis solares
Foto: AFP

Segundo a ministra do Meio Ambiente do país, são 2,8 quilômetros quadrados de painéis solares que cobrem a rua, todos revestidos com resina e ligados à rede de energia elétrica local. Para testar, cerca de 2000 carros passam pela estrada todos os dias, mostrando que o projeto é eficiente e pode ser implementado em outras vias.

Esse é o objetivo principal da França e países como Alemanha e Holanda. Nos próximos quatro anos, a ideia é popularizar esse conceito e transformar muitas ruas comuns em estradas solares, buscando independência e autossuficiência na produção de energia limpa e renovável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mas, embora seja visto como um avanço técnico pelas autoridades locais, muitos ambientalistas criticaram o custo da construção, avaliada em 5 milhões de euros. Para eles, o valor é muito alto quando comparado à quantidade de energia solar que produzirá.

Os desenvolvedores, porém, relatam que por se tratar de um conceito preliminar, é normal que o custo saia alto. Mas, com testes e experiência, bem como a popularização das estradas solares, o processo ficará mais barato e eficiente. Até 2020, eles acreditam que o preço do quilowatt produzido nas ruas com esses painéis será praticamente o mesmo de uma usina solar tradicional.


Fontes: Folha de SP

Comentários

Engenharia 360

Fabio Doom

Redator de conteúdo e radialista experiente.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo