Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça 6 práticas sustentáveis adotadas pela Google

Engenharia 360

2 min

POR Beatriz Zanut Barros 04/05/2020

As maiores empresas do mundo estão se esforçando cada vez mais para exercer práticas sustentáveis, não seria diferente com a Google. Veja abaixo 6 práticas de sustentabilidade que a empresa utiliza:

1 – Programa de mobilidade

Há alguns anos a Google adotou diversos programas de mobilidade para seus funcionários. Um deles inclui ir ao trabalho caminhando, de bike e até mesmo de carona. Foi constatado que estes esforços fazem com que a empresa ajude a salvar 10.000 toneladas de CO2 todos os anos. 

2 – Programa de alimentação saudável

Em todas as cidades onde a gigante da tecnologia opera, a companhia oferece comida bio sustentável, orgânicos e de consumo local. A empresa também suporta o consumo sustentável de frutos do mar e tenta reduzir a perda de alimentos, reciclando e doando comida não utilizada.

Escritório do Google em Amsterdã
Escritório do Google em Amsterdã (Fonte: Archdaily)

3 – Data Centers sustentáveis

Os centros de armazenamento de dados Google reduzem ao mínimo a utilização de energia através da instalação de controles inteligentes de temperatura, da utilização de técnicas de arrefecimento livre, da medição da PUE (Power Usage Effectiveness), da gestão do fluxo de ar e da redistribuição racional da energia. 

Um dos data centers do Google
Um dos data centers do Google (Fonte: Super Interessante)

4 – Matéria prima sustentável

Todo o escritório da Google e seus data centers são construídos a partir de materiais livres de toxinas. Durante o processo de venda é exigida transparência completa sobre os materiais utilizados. A empresa trabalha próximo de pesquisas institucionais e governamentais sobre substâncias proibidas em materiais de construção.

5 – Escritórios Sustentáveis

Os escritórios da Google são projetados para terem diferentes estratégias com relação à economia de água e de energia. Aquecedores e ar condicionados são projetados para consumir a menor quantidade de energia possível. 

Escritório da Google em Londres
Escritório da Google em Londres (Fonte: Casa Abril)

6 – Energia Sustentável

A Google está constantemente experimentando novas tecnologias nas suas instalações. A instalação do maior painel solar corporativo em Mountain View é um exemplo. A empresa também compra energia renovável (eólica e solar) a preços competitivos perto dos seus data centers, ajudando os produtores eólicos a expandir os seus esforços ecológicos.

Ainda, ela também possui diversos projetos com relação a energia sustentável, como: uma ferramenta de monitoramento energética gratuita, centrais solares na Califórnia, Atlantic Wind Connection (energia eólica offshore) e o Centro de Energia Eólica Alta (Alta Wind Energy Center) em Mojave. No início deste mês, a empresa também investiu no armazenamento de energia térmica para ajudar a refrigerar um novo centro de dados em Taiwan.

Conhece mais alguma prática sustentável pela empresa? Conte para a gente nos comentários!

Google
práticas google
Sustentabilidade

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Lançamento da primeira missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA é adiado por mau tempo
Conheça a cidade de Seattle nos Estados Unidos
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão
Entenda o plano de mineração para obter combustível de foguetes na Lua
Conheça 8 engenheiros das histórias em quadrinhos
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ