Engenharia 360

Parques eólicos no oceano: saiba mais sobre a tecnologia offshore

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 14/10/2019 | Atualizado em 30/06/2022 2 min

Parques eólicos no oceano: saiba mais sobre a tecnologia offshore

por Beatriz Zanut Barros | 14/10/2019 | Atualizado em 30/06/2022
Engenharia 360

Os parques eólicos offshore produzem energia limpa no meio dos oceanos, não consomem água e melhoram a economia daquela região.

Este tipo de tecnologia aproveita da força dos ventos no oceano; local em que é atingida força máxima e constância dos ventos.

off shore Beatriz Zanut Engenharia 360
Imagem explicativa de uma usina Offshore

Qual é a vantagem de uma usina offshore?

Uma das vantagens é a produção de energia limpa, ilimitada e sem poluição. Também devemos levar em conta o fato que a produção de energia chega a ser duas vezes maior em comparação com as usinas tradicionais.

O impacto sonoro e visual também é de extrema importância neste caso! Sabemos que um dos principais problemas das usinas tradicionais se da pelo fato da região em que será instalada! Afinal, a população de forma geral, não aceita bem estas usinas em locais como praias, ou em áreas residenciais. Como as usinas offshore são construídas no meio do oceano, elas apresentam uma solução para este problema. Uma vez que o impacto sonoro e ambiental se torna mínimo.

off shore Beatriz Zanut Engenharia 360 2

Qual é a desvantagem de uma usina offshore?

Hoje a tecnologia das usinas offshore permitem instalação apenas em águas rasas, longe da costa. Por isto é tão comum ver este tipo de tecnologia no Norte da Europa, local em que o mar é menos profundo; Por isto, aceita bem este tipo de tecnologia.

Outro fator que prejudica a instalação desta tecnologia é o custo: sabemos que a tecnologia offshore é 90% mais cara que as usinas térmicas, e até 50% mais caras que as usinas nucleares. Este valor extremamente alto se da por conta da dificuldade de instalação, e da dificuldade de integrar este sistema a rede de transmissão.

off shore Beatriz Zanut Engenharia 360 3

Com o tempo, pode ser que a tecnologia offshore reduza seus custos, assim como as usinas onshore, as tradicionais, também reduziram. Porém, mesmo se os custos reduzirem, ainda é um sistema que apresentará muita dificuldade de manutenção; Devido a localização, os custos de manutenção são tão altos, que muitas vezes as empresas optam por não fazer pequenos reparos na usina.

Veja Também:


Fontes Iberdrola, Telegraph

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo