Há programas essenciais para qualquer engenheiro, não importa se você é formado e atuante há vários anos, ou se ainda está na faculdade. Entre os mais utilizados há aqueles gratuitos e legalizados (fáceis de encontrar para baixar, inclusive) e outros que devem ser pagos. Para te ajudar na missão de descobrir bons softwares, preparamos esse TOP 10:
AutoCAD
O software criado pela Autodesk em 1982 ainda é uma das unanimidades entre os engenheiros e arquitetos para a elaboração de desenhos técnicos em duas dimensões (2D) e tridimensões (3D). Nas versões mais atuais o AutoCAD oferece a opção de visualização dos projetos em muitos formatos, sendo mais utilizado por engenheiros civis. É líder no mercado mundial e busca a liderança no mercado brasileiro durante os próximos 10 anos.

Excel
Desenvolvido pela Microsoft para Windows, o Excel é um programa de planilha eletrônica que pode ser utilizado para diversos fins, como organizar, calcular, armazenar e trabalhar com lista de dados, além de criar relatórios e gráficos personalizados. Ele é utilizado por todo mundo, mas é indicado para engenheiros de todas as áreas para realizar planejamentos, análises estatísticas e financeiras, simulações numéricas e previsões em geral.

Ftool
Ótimo exemplo de software brasileiro, o FTOOL foi idealizado e desenvolvido pelo professor Luiz Fernando Martha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1991. É um programa de domínio público destinado à engenharia civil que trata do comportamento de estrutura e cálculos estruturais de treliças, vigas e outras muitas estruturas. É uma ferramenta com interface simples, mas com utilidade incrível; e, por isso, muito utilizada em diversas universidades do país.

MATLAB
MATLAB (Matrix Laboratory) foi criado no final da década de 1970 por Cleve Moler. É um software interativo de alta performance destinado ao cálculo numérico e engloba análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos. É bem básico, onde não requer dimensionamento e permite a resolução de muitos cálculos em pouco tempo. Além disso, da mesma forma que o Ftool, as soluções matemáticas são expressas numericamente. É também muito utilizado na área acadêmica. Quer saber mais sobre ele? Clique aqui e entre no site oficial.

Scilab
Um dos softwares para engenharia mais utilizados para auxiliar em cálculos, o Scilab apresenta uma linguagem de programação com um ótimo nível e dá acesso a centenas de funções matemáticas, estrutura de dados e funções avançadas gráficas em 2D e 3D. A boa notícia é que ele pode ser baixado em seu computador gratuitamente através do site oficial.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS

DIA
Esse é um programa desenvolvido para a criação de diagramas e fluxogramas, ideal para o estudo da engenharia química. É semelhante ao Microsoft Visio, mas está livre de código aberto sob a licença GPL. O DIA disponibiliza uma biblioteca específica de equipamentos de processos químicos. Baixe gratuitamente neste link.

Inkscape
Mais um entre os softwares para engenharia que permite a criação de desenhos vetoriais, o Inkscape pode ajudar os engenheiros químicos, pois seu criador desenvolveu uma livraria específica para diagramas de plantas químicas. Veja aqui para baixar em seu computador.

CaddProj
Esse é um dos softwares mais utilizados na área de engenharia elétrica para desenvolver projetos de instalações elétricas. Você verá como é simples trabalhar nele, dimensionando, fazendo o lançamento automático da fiação, desenhando o diagrama do quadro e criando a relação de materiais. O CaddProj com certeza vai te ajudar a reduzir muitas horas de trabalho em um só projeto.

Alto QI Eberick
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A empresa brasileira Alto QI criou esse programa em 1996. Também do tipo CAD (desenho assistido por computador), foi produzido para auxiliar em projetos de infraestrutura de edifícios, em concreto armado moldado e pré-moldado, e ainda nos cálculos precisos para elementos da construção civil, como vigas e lajes.

SolidWorks
O SolidWorks é uma das opções de softwares para a engenharia mecânica e é muito utilizado tanto por estudantes quanto profissionais, principalmente aqueles que estão no setor de automobilística. Isso porque, além de modelar em 3D, ele simula esforços mecânicos, a questão da fluidez e também oferece opções de montagens. Para conhecer mais clique nesse link.

Fontes: Betaeq, CaddProj, Construção Civil Pet, Cad