Engenharia 360

Vila Olímpica de Paris 2024 é iluminada com postes de luz feitos de materiais reciclados

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/06/2024 4 min
Imagem divulgação Studio 5.5 via Um Só Planeta

Vila Olímpica de Paris 2024 é iluminada com postes de luz feitos de materiais reciclados

por Redação 360 | 23/06/2024
Imagem divulgação Studio 5.5 via Um Só Planeta
Engenharia 360

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão chegando! Aliás, a Vila Olímpica é um dos projetos de engenharia e arquitetura para este evento, desenhado para receber atletas do mundo inteiro. Seus designers, dos escritórios Concepto e Studio 5.5, garantem que houve um compromisso com a sustentabilidade. Inclusive, um grande esforço para a redução das emissões de carbono.

Neste sentido, uma das medidas adotadas foi a instalação, dentro do perímetro da Vila, de cerca de 350 postes de luz, todos feitos de materiais reciclados. Os mesmos foram colocados em pontos estratégicos com base no esquema de segurança dos Jogos. Confira mais detalhes desse mobiliário urbano no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vila olímpica Paris 2024
Imagem reproduzida de Casa Cor

Veja Também: Como as estruturas provisórias garantem Jogos Olímpicos de 2024 sustentáveis e inovadores

Uma Vila Olímpica iluminada pela sustentabilidade

Os Jogos Olímpicos são sempre uma excelente oportunidade de inovação e exposição de novas tecnologias em engenharia e arquitetura. A iniciativa da instalação de postes de luz feitos de materiais reciclados e com design eficiente demonstra que os organizadores têm mesmo esse compromisso com a sustentabilidade e economia circular do evento.

Esse elemento é só um entre muitos exemplos de soluções criativas que veremos ao longo das transmissões direto de Paris. Ele faz parte de um pacote de ideias que visam reduzir 47% das emissões de carbono em comparação com um projeto convencional para as Olimpíadas - a exemplo das edições Londres 2020 e Rio de Janeiro 2016.

vila olímpica Paris 2024
Imagem reproduzida de Casa Cor

Especialmente a Vila Olímpica será, após os Jogos, reutilizada como residências e escritórios. A partir dosso, ela fará, no seu todo, parte de um legado que integrará novos bairros às regiões de Saint-Denis e Saint-Ouen. Portanto, a soma de investimentos em tecnologia, inovação, sustentabilidade e ecologia garantirá que tudo que foi construído não se perca depois do evento esportivo, continuando a beneficiar por vários anos as comunidades locais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:

Entenda por que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 já são considerados os mais sustentáveis da história

A estética futurista dos postes de luz da Vila Olímpica

A Vila Olímpica é, para Paris 2024, o coração dos Jogos. Seus postes de luz apresentam um design moderno e futurista, com formas e tamanhos variados. Os mais altos são feitos de aço galvanizado, enquanto os mais curtos utilizam madeira laminada. Travessas, reaproveitadas de velhos andaimes, suportam uma ou mais fontes de luz - inclinadas, para direcionar a iluminação para o ponto desejado. E, internamente, lâmpadas de LED garantem a eficiência energética e baixo consumo.

"Os postes geralmente exigem grandes investimentos em moldes e fabricação personalizada, tornando a manutenção cara", destacou Anthony Lebossé, co-fundador e sócio do Studio 5.5. Ao utilizar componentes mecânicos e reversíveis, os postes podem ser facilmente mantidos pelas autoridades locais, garantindo uma solução econômica e duradoura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale destacar que tal mobiliário urbano foi pensado não apenas para ser funcional, mas também esteticamente agradável, conferindo um visual único ao complexo esportivo. O próprio Lebossé, afirmou que "É mais fácil optar pela novidade dos catálogos, mas como estávamos criando a Vila Olímpica, queríamos dar o exemplo de design diferente".

vila olímpica Paris 2024
Imagem reproduzida de Casa Cor
vila olímpica Paris 2024
Imagem reproduzida de Casa Cor

Colaborações e desafios

Juntos, os escritórios Concepto e Studio 5.5, com ajuda da Agence TER (a responsável pelo planejamento das áreas públicas), trabalharam arduamente para conseguir transformar resíduos em recursos valiosos. Durante o processo, foi criada uma “carta de materiais de baixo carbono” que incluía opções para iluminação e mobiliário urbano. Assim se permitiu a criação dos postes da Vila Olímpica a partir de componentes provenientes de canteiros de obras.

Para os designers foi desafiante convencer os legisladores e autoridades locais sobre a viabilidade, atendimento a padrões de segurança e estética dos postes, dentro de um orçamento, plano urbano e políticas fortes de desenvolvimento sustentável. Mas deu certo! Agora a Vila Olímpica de Paris 2024 é um exemplo de engenharia e arquitetura inspirador, com foco em um futuro mais verde e próspero para todos; e seus postes representam o mínimo de desperdício e o máximo de eficiência.

vila olímpica Paris 2024
Imagem reproduzida de Casa Cor

Veja Também:


Fontes: Casa Cor.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo