"Eu não me dou muito bem em matemática, mas sou apaixonado por Engenharia Mecânica, que exige muito cálculo. O que faço?"
De fato todos os cursos de Engenharia têm como base conhecimentos em matemática e física. Consulte a grade curricular do curso nos sites das universidades para identificar não apenas o número de disciplinas, mas também o grau de profundidade com que estas disciplinas são abordadas. Em algumas universidades pode-se ter acesso inclusive ao conteúdo das disciplinas, como é o caso da USP (Universidade de São Paulo).
Por outro lado tente operacionalizar de forma clara o que significa "ser apaixonado por Engenharia Mecânica" e depois busque compreender se sua "paixão" está realmente contemplada no curso que está pensando em fazer. A construção de uma identidade profissional e de um projeto de vida pressupõe constantes desafios a serem enfrentados.
Para tal, um bom diagnóstico dos recursos necessários para o enfrentamento e o planejamento de estratégias adequadas devem ser realizados. Por exemplo, avalie em que medida suas dificuldades podem ser superadas com um bom plano de estudos anteriores ao ingresso na graduação e complementares durante o curso. Pondere o empenho necessário em contrapartida com a satisfação que a profissão possa lhe gerar no futuro.
Veja Também: Não sou bom em matemática, posso fazer engenharia?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.