A atual polêmica dos Jogos do Rio de Janeiro é o ‘mistério’ da água verde em algumas piscinas olímpicas do Centro Aquático Maria Lenk. O fato intrigou muita gente, mas especialistas realizaram testes para assegurar que a coloração não oferece risco à saúde dos atletas. 

Depois de alguns problemas estruturais na vila dos competidores, suspeita de incêndio e poluição na Baía de Guanabara, um fato que chamou atenção do #Rio2016 foi a água verde das piscinas olímpicas. Tanto a imprensa brasileira quanto a mídia internacional repercutiram o caso e cobraram uma providência da organização dos jogos. Mas, afinal, o que aconteceu?

água verde piscinas olímpicas
A aparência estranha deixa qualquer um desconfiado

Água verde das piscinas olímpicas: eis a explicação!

Segundo a FINA (Federação Internacional de Natação), a explicação é o vazamento de produtos químicos usados para tratamento de água no reservatório que enche as piscinas. Com isso, o nível do pH mudou e causou a descoloração do azul para verde.
Mário Andrada, porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, complementou a informação dizendo que uma proliferação inesperada de algas também contribuiu para o fato. Contudo, a comissão assegura que a água voltará ao tom normal nos próximos dias.
piscinas olímpicas com água verde
A explicação não deixou mergulhadores e profissionais seguros e, claro, rendeu críticas. Em entrevista ao Marshable, Ralph Riley, especialista do Grupo de Tratamento de Água de Piscinas (PWTAG), disse que ‘se a água está verde, é porque os produtos desinfetantes não tem sido suficientes para limpá-la’. Além disso, ele desaconselha o uso das piscinas olímpicas nessas condições.
Depois de vários testes, os responsáveis garantem que não há risco nenhum para a saúde dos atletas e que as modalidades podem ser realizadas sem problemas. Vale lembrar que nas piscinas afetadas são realizadas as provas de saltos ornamentais, nado sincronizado e pólo aquático, esportes com pouco espaço na transmissão televisiva.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mesmo com testes feitos pelo Comitê de Medicina da FINA, muitos atletas ainda estão resistentes em competir em meio à água verde. Se apenas olhando já é estranho, imagina entrar nessas piscinas olímpicas, não é? Veja a aparência da água no vídeo feito por um jornalista italiano:


Atletas de todo o mundo disseram nunca terem visto algo assim antes. O assunto, claro, rendeu algumas piadas pela internet. Usuários do Twitter chegaram a especular se o personagem Shrek havia passado por ali.
Especialistas ainda levantaram outras hipóteses: a reação do cloro com um metal como o ferro, o que explicaria a mudança de cor de um dia para o outro (e pode ser resolvido com o tratamento químico adequado), a reação da urina (!) com o cloro ou problemas nos filtros. O diagnóstico definitivo deve surgir nos próximos dias, mas, de todo modo, o comitê olímpico assegurou que não existe risco e realizou testes de pH antes das provas. O local tem competições confirmadas até o dia 20.

Comentários

Engenharia 360

Fabio Doom

Redatora colaboradora do Engenharia 360 e radialista experiente.