Você já deve ter ouvido falar que os resíduos de plástico que consumimos, de algum modo, vão parar nos oceanos, não é mesmo? Pois bem, a questão é mais complexa do que imagina. É porque também a matéria-prima utilizada para a fabricação de garrafas PET, sacolas de supermercado, tupperwares, brinquedos, escova de dentes e diversos outros itens que fazem parte do nosso dia-a-dia também prejudicam a natureza mesmo antes de chegar ao seu destino. Um exemplo são os pellets, que caem de navios e podem gerar tragédias no mar. Entenda o caso a seguir!
O que são pellets?
Pellets são como pequenas bolinhas feitas de plástico puro, geralmente utilizadas como matéria-prima para a fabricação de diversos artigos. Também podem servir para ajudar cargas sensíveis, como carros e barcos de luxos, a se acomodarem em contêineres durante as viagens marítimas. Agora vamos tentar converter os pellets em números reais para que você possa entender sua proporção**:
- Seria necessário cerca de 1000 pellets para a fabricação de apenas 1 garrafa de plástico.
- Ou 665 pellets para fazer 1 escova de dentes.
- E 174 pellets para fazer 1 sacola de supermercado.
**Esses dados foram levantados recentemente pela Universidade do Texas.
O destino dos pellets na natureza
Imagina assim, uma grande nação, como a China, produz por ano cerca de 370 milhões de toneladas de plástico. Se de alguma forma grande parte disso acaba na natureza, então é uma tragédia de proporções inimagináveis. Em janeiro deste ano, por exemplo, ocorreu um grave acidente no mar do Sri Lanka, onde toneladas de pellets caíram no mar após um porta-contêineres pegar fogo e afundar no Oceano Índico. Esse foi considerado o pior desastre marítimo da história do país, de acordo com as Nações Unidas, em reportagem do jornal The Guardian.
Mas pensa que isso é um caso isolado? Não mesmo! Frequentemente, em pequenas ou grandes quantidades, uma soma gigantesca de pellets caem no mar por frestas dos contêineres. Outros pellets ainda são perdidos nas águas durante o processo de manuseio, gerenciamento e transporte de cargas, sobretudo plástico que alimenta toda a cadeia de suprimentos mundial. E, por hora, todas as medidas implementadas pelos governos e indústrias de plástico - como indicar os pellets como substância nociva ao ambiente marinho - não foram suficientes para evitar esse problema de derramamento.
O problema que os pellets representam
Essas pequenas partículas de plástico, os pellets, absorvem a matéria orgânica dos oceanos. Os animais marinhos veem isso na água, boiando, e ficam confusos. Eles pensam que se trata de alimento, ingerem as bolinhas e sofrem danos no seu sistema digestivo. A maioria, incluindo baleias, tartarugas e golfinhos, entre milhares de outras espécies, sufoca ou se intoxica e morre. Foi assim no Sri Lanka, onde muitos animais foram gravemente atingidos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Então, qual a sua opinião sobre o caso? Como poderíamos reduzir o consumo, deixar de usar os pellets? Escreva sua resposta na aba de comentários logo abaixo!
Fontes: Um Só Planeta.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.