Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Passage Du Gois: a estrada francesa que 'desaparece' duas vezes ao dia

por Fabio Doom | 11/10/2016
Copiado!

Imagine passar por um local e, na volta, ele não estar mais lá? Pois é! Se um dia você for à França, vale a pena conhecer a Passage Du Gois, uma estrada que desaparece duas vezes ao dia. E como isso é possível? É perigoso? Saiba mais sobre esse fenômeno que deixa muitas pessoas surpresas!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Como é a Passage Du Gois?

Essa estrada é a única que liga a Baía de Bourgneuf com a ilha de Noirmoutier, no departamento francês da Vendée. Tem 4 quilômetros e fica no meio do mar, como uma espécie de ponte, que é engolida pelas águas duas vezes ao dia, por algumas horas, sempre que a maré sobe.
A altura da água em alguns pontos pode chegar a até 4 metros, o que torna o trânsito impossível. Por isso, é considerada perigosa, embora seja usada normalmente pelos moradores locais, que preferem essa alternativa ao invés de uma ponte convencional.
A Passage Du Gois (termo que significa ”ficar com os sapatos molhados após atravessar a rua”) foi construída há cerca de 200 anos e é palco de provas tradicionais da França, como a Tour de France, uma competição de ciclismo que acontece desde 1903, e a Foulées du Gois, uma corrida contra a água, tradicional desde a década de 80 – o vencedor é aquele que atravessa a estrada antes que ela seja submersa.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Com essa característica bem peculiar, há vários anúncios alertando curiosos e turistas sobre o perigo dessa rua, além de torres de resgate que podem ser escaladas facilmente por quem ficar ilhado enquanto espera por ajuda.
Segundo especialistas, essa paisagem é conhecida como causeway, uma formação geológica que aparece em praias mais rasas, como uma elevação que parece uma estrada no meio do mar. Outro país que conta com um fenômeno parecido é a Arábia Saudita, com a Ponte do King Fahd, localizada no Golfo Pérsico.
Veja mais fotos:
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Assista o vídeo e veja como é dirigir e caminhar na Passage Du Gois:

Referência: FlatOut

Copiado!

Comentários