Neste texto, vamos narrar dois casos de invenções bem bizarros de engenharia. Na verdade, é uma mostra de que as pessoas amam velocidade, amam engenharia e amam ser criativas, superando, assim, os seus limites e os limites da própria ciência! Vale apreciar essas histórias e também refletir sobre os seus resultados! Enfim, esta é a nossa tribo provando que #engenhariatransforma!
Zelador cria Corsa que vence Ferrari em prova
O mecânico inglês Adam Beard, que trabalha como limpador de vidraças, se perguntou se poderia criar um carro altamente veloz a partir da estrutura de um Chevrolet Corsa - modelo bastante vendido em seu país na década passada. Ele estudou, então, as possibilidades e desenvolveu o novo mecanismo por conta própria. A ideia era instalar 2 motores no carro, alterando a tração do modelo, que pode ser dianteira, traseira ou integral. Essa transformação levou anos!
O Corsa de Adam agora 1.216 cv e 132 kgfm, transmitidos por câmbio de seis velocidades. Em comparação, uma Ferrari 488 Pista tem 710 cv garantidos pelo motor 3.8 V8 biturbo, com sete marchas e embreagem dupla. Foi possível colocar os dois carros na pista e tentar a potência! No quarto-de-milha o embate foi acirrado e, apesar de largar com ampla vantagem, o Corsa foi alcançado pelo superesportivo italiano, que percorreu os 400 metros em 11s, contra 11,9s do concorrente. Para compensar a ausência de auxílios e preparo mecânico de rodas e pneus, por exemplo, fez-se também uma largada lançada, a 64 km/h. No final, o Corsa empatou a corrida, abrindo 0,3s de vantagem e cravando 7,2s nos 400 metros.
Adolescente constrói moto de madeira com autonomia surpreendente
Samuel Aboagye, de 17 anos, nascido em Gana, possui um talento de invejar. Ele já criou drones e máquinas de lavar roupas, por exemplo. Mais recentemente, ele utilizou pedaços de madeira, lenha, sucata e partes de uma bicicleta velha e, com uma furadeira simples, montou uma moto elétrica para ser movida a energia solar. Como se tudo isso não bastasse, o adolescente ainda instalou na nova moto um dispositivo sonoro bluetooth e um rádio, acoplado a um galão de água.
Como motor para a sua moto de madeira, Samuel adaptou uma máquina de costura de sua mãe - outra opção que ele pensou foi utilizar 20 baterias de celular. Nisso, ele acoplou uma placa solar. E todo o processo de construção levou 2 semanas. Claro, o sistema não é tão potente quanto às tecnologias de vendas de fábrica. Infelizmente, ele leva uma semana para carregar.
Fontes: Quatro Rodas, Click Petróleo e Gás.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.