Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Outdoor Orbital: será que veremos uma nova publicidade no futuro?

por Redação 360 | 03/09/2021

Não sei quanto a vocês, mas muita gente já migrou para as plataformas de streaming e plataformas de compartilhamento de vídeos para fugir das propagandas. Contudo, tem gente remando contra a maré e apostando justamente nelas. É o caso da empresa GEC (Geometric Energy Corporation), localizada na cidade de Calgary, província de Alberta, Canadá, que, segundo as notícias, está desenvolvendo um CubeSat que terá uma pequena tela capaz de exibir propagandas, logotipos e artes, num projeto chamado de “outdoor orbital”. Entretanto, este outdoor não poderá ser visto da Terra. 

outdoor
CubeSat – Imagem reproduzida de Bit2Geek

Mas o que é CubeSat?

O CubeSat (junção das palavras em inglês cube e satellite), é um  nanosatélite capaz de coletar dados do espaço. Seu sistema pode representar uma alternativa muito importante para a formação de técnicos e para o desenvolvimento da tecnologia aeroespacial

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

outdoor
Montagem de um CubeSat – Imagem reproduzida de Carlos Moisés – Desenvolvedor de Sistemas

Com o formato de um cubo e as medidas de 10×10×10 cm, o tal satélite é chamado de “uma unidade” ou um “CubeSat 1U”, pesando no máximo 1,5 kg. E seu design permite que outras unidades de CubeSat juntem-se à primeira, formando um  “CubeSat 2u” e, no máximo, um “CubeSat 3u”. A saber, propostas de plataformas maiores já estão sendo desenvolvidas.

E olha que interessante, a GEC, numa parceria com a SpaceX, pretende lançar no espaço os CubeSats com um “Outdoor Espacial” de carona com um foguete Falcon 9. Mas será que essa é uma boa ideia?

outdoor
CubeSats 3U, 2U e 1U – Imagem reproduzida de ResearchGate
outdoor
Falcon 9 da SpaceX – Imagem reproduzida de Want

O modelo de “Outdoor Espacial”

Segundo informações da empresa, o CubeSat com o “Outdoor Espacial” terá uma espécie de braço acoplado permitindo que sejam feitas imagens da propaganda exibida em seu display e transmitidas para a Terra ao vivo através do YouTube ou Twitch.

Usando as coordenadas X e Y, o anunciante poderá decidir onde posicionar seus pixels, alterar a aparência do pixel e determinar a duração da sua exibição. As imagens poderão ser visualizadas por quem desejar e os interessados em utilizar o “Outdoor Espacial” para exibir sua propaganda poderão comprar o “espaço” usando moeda virtual ou criptomoedas. O valor cobrado dependerá do brilho, da cor e do tempo de exibição solicitado. E a compra do espaço se dará ao estilo “leilão”, onde quem pagar mais poderá exibir sua propaganda até que outro faça um lance maior.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O “outdoor orbital” da GEC ainda é um projeto e sua execução, pelo que parece, depende da análise da SpaceX.

outdoor
CubeSats flutuando no espaço – Imagem reproduzida de Gizmodo Brasil – UOL

Veja Também: Outdoor capaz de extrair água potável do ar


Fontes: Olhar Digital, Nano Star Project, Canaltech.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.