Engenharia 360

Level Of Development (LOD) e Níveis de Detalhamento (ND) em BIM

Engenharia 360
por Cristiano Oliveira da Silva
| 30/06/2022 | Atualizado em 23/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de Neo Ipsum

Level Of Development (LOD) e Níveis de Detalhamento (ND) em BIM

por Cristiano Oliveira da Silva | 30/06/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Imagem reproduzida de Neo Ipsum
Engenharia 360
O propósito do LOD em BIM é identificar a quantidade, confiabilidade e clareza de informações em um determinado momento do projeto, informações estas que serão utilizadas para o planejamento, orçamento, execução e manutenção da construção.

Vale lembrar que as informações presentes em um projeto são uma combinação de informações gráficas e não gráficas.

No Brasil, temos a especificação do estado de Santa Catarina (SC-Caderno BIM), que segue como referência o BIM Fórum (que seguiu o AIA), sendo o único que vincula o LOD às etapas do projeto (estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, legal, básico, executivo).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

LOD e ND em BIM
Figura 1: LOD/ND BIM

Veja Também: Entenda de vez quais as diferenças entre BIM 4D e BIM 5D

A estrutura do SC-Caderno BIM consiste em Níveis de desenvolvimento (ND), que vão do ND-100 ao ND-400, que corresponde ao projeto concluído e detalhado para a geração da documentação à construção, e por último o ND-500, que corresponde ao “As Built”. Temos então:
  • ND-0 – Concepção do produto: Estabelece o programa de necessidades e verifica a viabilidade do produto proposto. Nesse momento, apenas um esboço é elaborado a fim de contribuir com a análise de viabilidade.
  • ND-100 – Definição do produto – Estudo Preliminar (EP): Inclui elementos do projeto, como estudos de massa e volumetria, que podem ser representados graficamente como um símbolo ou qualquer representação genérica. Devem ser suficientes para os estudos preliminares e conceituais, além de orientativos para o planejamento do projeto.
  • ND-200 – Definição do produto – Anteprojeto (AP): Os elementos conceituais são convertidos em elementos genéricos com a definição de suas dimensões básicas, permitindo resolver o partido arquitetônico e demais elementos do empreendimento, definindo e consolidando as informações necessárias a fim de verificar sua viabilidade técnica e econômica. Possibilita a elaboração dos projetos legais.
  • ND-300 – Definição do produto – Projeto Legal (PL): Os elementos do modelo são graficamente representados como um sistema específico, objeto ou conjunto em termos de quantidade, tamanho, forma, localização e orientação.
  • ND-350 – Identificação e solução de interfaces – Projeto Básico (PB): Os elementos genéricos são transformados em elementos finais, com visão da construção e da identificação das interfaces entre as especialidades. Essa etapa permite consolidar claramente todos os ambientes, suas articulações e demais elementos do empreendimento, com as definições necessárias para o intercâmbio entre todos envolvidos no processo. A partir da negociação de soluções de interferências entre sistemas, o projeto resultante deve ter todas as suas interfaces resolvidas, possibilitando a avaliação dos custos, métodos construtivos e prazos de execução.
  • ND-400 – Projeto de detalhamento de especialidades – Projeto Executivo (PE): Esta etapa contempla o desenvolvimento final e o detalhamento de todos os elementos do empreendimento, de modo a gerar um conjunto de informações suficientes para a perfeita caracterização das obras/serviços a serem executadas, bem como a avaliação dos custos, métodos construtivos e prazos de execução. São elaborados todos os elementos do empreendimento e incorporados os detalhes necessários de produção, dependendo do sistema construtivo. O resultado deve ser um conjunto de informações técnicas claras e objetivas sobre todos os elementos, sistemas e componentes do empreendimento.
  • ND-500 – Pós-entrega da obra – Obra concluída: Nesta etapa, tem-se o fim da gestão das fases de obra, e o fim da gestão das fases de projeto da edificação com a geração do projeto “As Built” e Manuais de Operação e Manutenção.
LOD e ND em BIM
Exemplo de LOD (fonte: bimandco.com)

Informação Final: invista em um dos cursos do Projete Fácil BIM, realizado pelo Engenharia 360 em parceria com o site AArquiteta! Aproveite para aprender BIM e faça projetos de Engenharia até 70% mais rápido! São 15 aulas distribuídas em 2 módulos. Confira!


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Cristiano Oliveira da Silva

Engenheiro Civil; formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; com conhecimentos em 'BIM Manager at OEC'; promove palestras com foco em Capacitação e Disseminação de BIM / Soft Skills.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo