Engenharia 360

Level Of Development (LOD) e Níveis de Detalhamento (ND) em BIM

Engenharia 360
por Cristiano Oliveira da Silva
| 30/06/2022 3 min

Level Of Development (LOD) e Níveis de Detalhamento (ND) em BIM

por Cristiano Oliveira da Silva | 30/06/2022
Engenharia 360
O propósito do LOD em BIM é identificar a quantidade, confiabilidade e clareza de informações em um determinado momento do projeto, informações estas que serão utilizadas para o planejamento, orçamento, execução e manutenção da construção.

Vale lembrar que as informações presentes em um projeto são uma combinação de informações gráficas e não gráficas.

No Brasil, temos a especificação do estado de Santa Catarina (SC-Caderno BIM), que segue como referência o BIM Fórum (que seguiu o AIA), sendo o único que vincula o LOD às etapas do projeto (estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, legal, básico, executivo).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
LOD e ND em BIM
Figura 1: LOD/ND BIM

Veja Também: Entenda de vez quais as diferenças entre BIM 4D e BIM 5D

A estrutura do SC-Caderno BIM consiste em Níveis de desenvolvimento (ND), que vão do ND-100 ao ND-400, que corresponde ao projeto concluído e detalhado para a geração da documentação à construção, e por último o ND-500, que corresponde ao “As Built”. Temos então:
  • ND-0 – Concepção do produto: Estabelece o programa de necessidades e verifica a viabilidade do produto proposto. Nesse momento, apenas um esboço é elaborado a fim de contribuir com a análise de viabilidade.
  • ND-100 – Definição do produto – Estudo Preliminar (EP): Inclui elementos do projeto, como estudos de massa e volumetria, que podem ser representados graficamente como um símbolo ou qualquer representação genérica. Devem ser suficientes para os estudos preliminares e conceituais, além de orientativos para o planejamento do projeto.
  • ND-200 – Definição do produto – Anteprojeto (AP): Os elementos conceituais são convertidos em elementos genéricos com a definição de suas dimensões básicas, permitindo resolver o partido arquitetônico e demais elementos do empreendimento, definindo e consolidando as informações necessárias a fim de verificar sua viabilidade técnica e econômica. Possibilita a elaboração dos projetos legais.
  • ND-300 – Definição do produto – Projeto Legal (PL): Os elementos do modelo são graficamente representados como um sistema específico, objeto ou conjunto em termos de quantidade, tamanho, forma, localização e orientação.
  • ND-350 – Identificação e solução de interfaces – Projeto Básico (PB): Os elementos genéricos são transformados em elementos finais, com visão da construção e da identificação das interfaces entre as especialidades. Essa etapa permite consolidar claramente todos os ambientes, suas articulações e demais elementos do empreendimento, com as definições necessárias para o intercâmbio entre todos envolvidos no processo. A partir da negociação de soluções de interferências entre sistemas, o projeto resultante deve ter todas as suas interfaces resolvidas, possibilitando a avaliação dos custos, métodos construtivos e prazos de execução.
  • ND-400 – Projeto de detalhamento de especialidades – Projeto Executivo (PE): Esta etapa contempla o desenvolvimento final e o detalhamento de todos os elementos do empreendimento, de modo a gerar um conjunto de informações suficientes para a perfeita caracterização das obras/serviços a serem executadas, bem como a avaliação dos custos, métodos construtivos e prazos de execução. São elaborados todos os elementos do empreendimento e incorporados os detalhes necessários de produção, dependendo do sistema construtivo. O resultado deve ser um conjunto de informações técnicas claras e objetivas sobre todos os elementos, sistemas e componentes do empreendimento.
  • ND-500 – Pós-entrega da obra – Obra concluída: Nesta etapa, tem-se o fim da gestão das fases de obra, e o fim da gestão das fases de projeto da edificação com a geração do projeto “As Built” e Manuais de Operação e Manutenção.
LOD e ND em BIM
Exemplo de LOD (fonte: bimandco.com)

Informação Final: invista em um dos cursos do Projete Fácil BIM, realizado pelo Engenharia 360 em parceria com o site AArquiteta! Aproveite para aprender BIM e faça projetos de Engenharia até 70% mais rápido! São 15 aulas distribuídas em 2 módulos. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Cristiano Oliveira da Silva

- Engenheiro Civil (Poli-USP/2003) - Pesquisador colaborador UFABC - Capacitação e disseminação de BIM - Gerente de Engenharia / BIM Manager - Projetos, Planejamento e Qualidade na empresa BEN - Bureau da Engenharia - INEXH - Instituto Nacional de Excelência Humana - MasterPractitioner e Coach Sistêmico - Analista Corporal - O Corpo Explica - Músico, pai e curioso por natureza

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo