Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Onde fazer especialização em equipamentos biomédicos ou eletromédicos?

por Clara Ribeiro | 13/10/2016
Copiado!

Já pensou em fazer uma especialização em equipamentos biomédicos ou eletromédicos? Esse curso é, geralmente, oferecido como formação técnica, com duração de três anos. Profissionais com esse tipo de qualificação têm sido cada vez mais requisitados em hospitais, clínicas médicas e odontológicas e fábricas de equipamentos para esses estabelecimentos.
A função de um técnico em equipamentos biomédicos será utilizada na engenharia clínica desses locais. Ele deverá atender empresas e profissionais clientes que utilizam tais máquinas, e ser capaz de fazer a instalação e manutenção delas. São exemplos de maquinários os aparelhos para mamografia e de raio-x, incluindo os odontológicos.

equipamentos-biomédicos-blog-da-engenharia

Foto: Arkmeds

O que você aprende

Durante o curso, o estudante do ensino técnico de equipamentos biomédicos vai aprender o básico de eletrônica e elétrica, mas sempre com aulas práticas, ou seja, estará sempre em contato com os instrumentos que trabalhará no futuro.
Quem já é formado na área indica que o estudante faça uma especialização, podendo ser um curso superior em engenharia eletrônica, mecânica ou de automação, ou algum curso técnico que se encaixe nesse setor. Todo conhecimento a mais é válido para garantir um currículo mais qualificado e diferente da concorrência.
Aliás, a dica para quem quer se dar bem nessa profissão é saber lidar com pessoas, ser sempre paciente e responsável com o trabalho. Como a área ainda não está desgastada, é possível encontrar vagas disponíveis mais facilmente. Com a falta de profissionais formados em equipamentos biomédicos, as empresas tendem a contratar engenheiros mecatrônicos ou elétricos.

Female robot online support

Foto: Liceutec

Onde estudar

Se você ficou interessado, saiba que há diversos lugares que têm o curso. Selecionamos algumas escolas e faculdades que oferecem esse tipo de formação. Veja:
Senai SP
Senac
Santa Casa de São Paulo
Cotuca – UNICAMP
EPSJV – Fiocruz
CEFET – MG
TECPUC
ETE – FM
[BÔNUS] O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego criado pelo governo federal é uma das saídas para quem quer fazer um ensino técnico e não tem como pagar mensalidades. Algumas instituições que oferecem o curso de equipamentos biomédicos estão participando do projeto. Se esse for o seu caso, vale a pena conhecer.

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários