Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Encoders Industriais – Heavy Duty, Incremental e Absoluto

Engenharia 360

4 min

POR Engenharia 360 03/09/2014

1
Um dos setores mais em alta e mais comentados na área industrial é a automação industrial. Para quem se interessa por tecnologias e processos industriais deve saber da importância da automação industrial para a evolução e performance nos processos de fabricação que abrangem diversos setores, desde a indústria têxtil até automobilística.
Encoders, roteadores, controladores de frequência, você pode até não estar tão familiarizado com todos esses termos, mas saiba que a  automação industrial é de extrema importância para o processo e produção da maioria dos produtos que consumimos, desde um caderno, uma roupa, uma cerveja que você bebe, um carro básico até o mais luxuoso. Todos eles passam por processos e etapas da automação industrial.
Um dos grandes objetivos da automação é justamente reduzir a ação humana e proporcionar melhores condições de trabalho, segurança e principalmente aumentar a produtividade.
Neste artigo iremos falar sobre um dispositivo de extrema importância no setor industrial: os encoders.

2
 

Mas o que é um encoder ?

Na automação indústrial, o encoder é um dispositivo que conta e produz movimentos rotacionais. Os encoders são utilizados para movimentos rotativos e deslocamentos lineares com impulsos elétricos, podendo ser classificado como um gerador de impulso.
Existem dois tipos de encoders: absoluto e incremental, no qual veremos logo a seguir.

Dynapar e os encoders industriais

3
O Grupo Danaher Corporation é um dos responsáveis pelo avanço na automação industrial, graças a seus produtos dedicados a diversos segmentos do setor. O grupo surgiu na década de 80 e está presente nos 05 continentes com mais de 50 empresas e líderes de mercado em diversos segmentos de atuação oferecendo soluções para automação industrial, ferramentas manuais e equipamentos odontológicos.
No Brasil, o Grupo Danaher atua com a divisão Sensors & Controls oferecendo soluções inovadoras e otimizadas, além de um ótimo custo benefício para o mercado.
A Dynapar, uma vertente da Danaher, é de origem norte americano e atua no Brasil oferecendo uma completa linha de Encoders, sendo industriais, comerciais e Heavy-Duty, proporcionando um controle eficiente e um posicionamento de segurança.

Dynapar líder no mercado de equipamentos industriais

4
Graças a seus produtos inovadores e de alto desempenho, a Dyanapr é líder no mercado há mais de 50 anos. A empresa também tem parcerias com fabricantes como a empresa europeia Henglester.
Com toda essa experiência, a Dynapar proporciona materiais de qualidade e adaptados a cada cliente.

Dyanapar e o mercado

O grupo Danaher é líder no mercado e oferece uma vasta linha de produtos adaptados a necessidade e evolução das empresas, veja quais setores industriais de atuação da Dynapar:

  • Automação de Fábricas
  • Papel e Celulose
  • Siderúrgicas
  • Elevadores
  • Motor Vetorial
  • Mineração
  • Veículos Fora de Estrada
  • Óleo e Gás
  • Indústria Eólica
  • Robótica
  • Servomotores
  • Laboratório

Atendendo todas essas indústrias, conheça melhor alguns produtos oferecidos pela Dynapar

Encoders Incremental

O princípio de funcionamento de um encoder absoluto e de um encoder incremental é bastante similar, isto é, ambos utilizam o princípio das janelas transparentes e opacas, com estas interrompendo um feixe de luz e transformando pulsos luminosos em pulsos elétricos. A posição do encoder incremental é dada por pulsos a partir do pulso zero

Encoder HS35N

Encoder HS35N

Encoder HS35N

Encoder HS35N

Algumas funções características desses encoders são: robustez necessária para aplicações industriais e temperatura de operação de 0 à 100°C.

Encoders Absoluto

O encoder absoluto possui um importante diferencial em relação ao encoder incremental: a posição do encoder incremental é dada por pulsos a partir do pulso zero, enquanto a posição do encoder absoluto é determinada pela leitura de um código e este é único para cada posição do seu curso; consequentemente os encoders absolutos não perdem a real posição no caso de uma eventual queda da tensão de alimentação (até mesmo se deslocados). Os dois encodres utilizam princípios semelhantes, que são as janelas transparentes e opacas.
Características dos encoders absolutos são o alto grau de proteção, resistência à choque e vibração, e são em grande parte invólucros em alumínio ou aço inox.

Encoder AR62

Encoder AR62

 

Encoder AX65 – À prova de explosão

Encoder AX65 – À prova de explosão

Encoder Heavy Duty

São encoders de alta precisão e robustez com discos inquebráveis utilizados na automação de fábricas, óleo e gaz, elevadores e motores vetoriais.

Encoder X25 – Óleo e gás

Encoder X25 – Óleo e gás

Ficou interessado?
Saiba que grande parte dos produtos que você utiliza, passam pelo processo de automação industrial.
Conheça o blog grupo Danaher e saiba mais.
selo-post-patrocinado-bde

dynapar
encoders industriais

Engenharia 360

Engenharia para todos.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
O que você precisa saber sobre o BIM?
As 3 características fundamentais para você vencer na carreira
Tesla está trabalhando em ventiladores pulmonares feitos com partes de carros
6 dicas para otimizar seu home office | Lista 360
Robô delivery de medicamentos desenvolvido pela USP pode evitar contágio por coronavírus
Bioesterelizador desenvolvido em universidade paraibana pode atuar como mais uma frente contra coronavírus
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ