Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Encoders Industriais – Heavy Duty, Incremental e Absoluto

por Engenharia 360 | 03/09/2014
Copiado!

1
Um dos setores mais em alta e mais comentados na área industrial é a automação industrial. Para quem se interessa por tecnologias e processos industriais deve saber da importância da automação industrial para a evolução e performance nos processos de fabricação que abrangem diversos setores, desde a indústria têxtil até automobilística.
Encoders, roteadores, controladores de frequência, você pode até não estar tão familiarizado com todos esses termos, mas saiba que a  automação industrial é de extrema importância para o processo e produção da maioria dos produtos que consumimos, desde um caderno, uma roupa, uma cerveja que você bebe, um carro básico até o mais luxuoso. Todos eles passam por processos e etapas da automação industrial.
Um dos grandes objetivos da automação é justamente reduzir a ação humana e proporcionar melhores condições de trabalho, segurança e principalmente aumentar a produtividade.
Neste artigo iremos falar sobre um dispositivo de extrema importância no setor industrial: os encoders.

2
 

Mas o que é um encoder ?

Na automação indústrial, o encoder é um dispositivo que conta e produz movimentos rotacionais. Os encoders são utilizados para movimentos rotativos e deslocamentos lineares com impulsos elétricos, podendo ser classificado como um gerador de impulso.
Existem dois tipos de encoders: absoluto e incremental, no qual veremos logo a seguir.

Dynapar e os encoders industriais

3
O Grupo Danaher Corporation é um dos responsáveis pelo avanço na automação industrial, graças a seus produtos dedicados a diversos segmentos do setor. O grupo surgiu na década de 80 e está presente nos 05 continentes com mais de 50 empresas e líderes de mercado em diversos segmentos de atuação oferecendo soluções para automação industrial, ferramentas manuais e equipamentos odontológicos.
No Brasil, o Grupo Danaher atua com a divisão Sensors & Controls oferecendo soluções inovadoras e otimizadas, além de um ótimo custo benefício para o mercado.
A Dynapar, uma vertente da Danaher, é de origem norte americano e atua no Brasil oferecendo uma completa linha de Encoders, sendo industriais, comerciais e Heavy-Duty, proporcionando um controle eficiente e um posicionamento de segurança.

Dynapar líder no mercado de equipamentos industriais

4
Graças a seus produtos inovadores e de alto desempenho, a Dyanapr é líder no mercado há mais de 50 anos. A empresa também tem parcerias com fabricantes como a empresa europeia Henglester.
Com toda essa experiência, a Dynapar proporciona materiais de qualidade e adaptados a cada cliente.

Dyanapar e o mercado

O grupo Danaher é líder no mercado e oferece uma vasta linha de produtos adaptados a necessidade e evolução das empresas, veja quais setores industriais de atuação da Dynapar:

  • Automação de Fábricas
  • Papel e Celulose
  • Siderúrgicas
  • Elevadores
  • Motor Vetorial
  • Mineração
  • Veículos Fora de Estrada
  • Óleo e Gás
  • Indústria Eólica
  • Robótica
  • Servomotores
  • Laboratório

Atendendo todas essas indústrias, conheça melhor alguns produtos oferecidos pela Dynapar

Encoders Incremental

O princípio de funcionamento de um encoder absoluto e de um encoder incremental é bastante similar, isto é, ambos utilizam o princípio das janelas transparentes e opacas, com estas interrompendo um feixe de luz e transformando pulsos luminosos em pulsos elétricos. A posição do encoder incremental é dada por pulsos a partir do pulso zero

Encoder HS35N

Encoder HS35N

Encoder HS35N

Encoder HS35N

Algumas funções características desses encoders são: robustez necessária para aplicações industriais e temperatura de operação de 0 à 100°C.

Encoders Absoluto

O encoder absoluto possui um importante diferencial em relação ao encoder incremental: a posição do encoder incremental é dada por pulsos a partir do pulso zero, enquanto a posição do encoder absoluto é determinada pela leitura de um código e este é único para cada posição do seu curso; consequentemente os encoders absolutos não perdem a real posição no caso de uma eventual queda da tensão de alimentação (até mesmo se deslocados). Os dois encodres utilizam princípios semelhantes, que são as janelas transparentes e opacas.
Características dos encoders absolutos são o alto grau de proteção, resistência à choque e vibração, e são em grande parte invólucros em alumínio ou aço inox.

Encoder AR62

Encoder AR62

 

Encoder AX65 – À prova de explosão

Encoder AX65 – À prova de explosão

Encoder Heavy Duty

São encoders de alta precisão e robustez com discos inquebráveis utilizados na automação de fábricas, óleo e gaz, elevadores e motores vetoriais.

Encoder X25 – Óleo e gás

Encoder X25 – Óleo e gás

Ficou interessado?
Saiba que grande parte dos produtos que você utiliza, passam pelo processo de automação industrial.
Conheça o blog grupo Danaher e saiba mais.
selo-post-patrocinado-bde

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários