Engenharia 360

Conheça a OBAKE, a tela elástica sensível ao toque

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 04/05/2013 | Atualizado em 15/07/2022 < 1 min

Conheça a OBAKE, a tela elástica sensível ao toque

por Larissa Fereguetti | 04/05/2013 | Atualizado em 15/07/2022
Engenharia 360
Depois da tela sensível ao toque se tornar comum, a novidade agora é uma tela elástica. Pesquisadores do MIT desenvolveram uma tela que você pode puxar, beliscar e até mesmo esticar. Essa tela é conhecida como OBAKE.
OBAKE - tela 3D
Imagem reproduzida de TecMundo

A OBAKE fica sob um projetor conectado a um kinect, que joga as imagens sobre a superfície. A câmera, responsável por reproduzir as interações do usuário, pode medir o jeito como foi esticado ou a profundidade do toque.

Uma das preocupações dos pesquisadores era de manter gestos conhecidos, da mesma forma que o teclado herdou a sequência de letras da máquina de escrever, que não tem sentido algum, mas era uma sequência que as pessoas estavam acostumadas a usar.

Um dos objetivos dessa tecnologia é fazer um verdadeiro 3D, visto que o 3D utilizado atualmente não passa de uma ilusão de ótica.

Infelizmente, o tamanho dos componentes faz com que ainda demande tempo para a OBAKE ser adaptada para smartphones.

Veja Também: Conheça a tela holográfica com a mais alta resolução do mundo que impressiona pelo realismo

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo