Depois da tela sensível ao toque se tornar comum, a novidade agora é uma tela elástica. Pesquisadores do MIT desenvolveram uma tela que você pode puxar, beliscar e até mesmo esticar. Essa tela é conhecida como OBAKE.
A OBAKE fica sob um projetor conectado a um kinect, que joga as imagens sobre a superfície. A câmera, responsável por reproduzir as interações do usuário, pode medir o jeito como foi esticado ou a profundidade do toque.
Uma das preocupações dos pesquisadores era de manter gestos conhecidos, da mesma forma que o teclado herdou a sequência de letras da máquina de escrever, que não tem sentido algum, mas era uma sequência que as pessoas estavam acostumadas a usar.
Um dos objetivos dessa tecnologia é fazer um verdadeiro 3D, visto que o 3D utilizado atualmente não passa de uma ilusão de ótica.
Infelizmente, o tamanho dos componentes faz com que ainda demande tempo para a OBAKE ser adaptada para smartphones.
Veja Também: Conheça a tela holográfica com a mais alta resolução do mundo que impressiona pelo realismo
LEIA MAIS
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.