Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que você precisa saber sobre a crise no mercado de Construção Civil

por Marcelo Vinicius Morais Garcia | 03/06/2016
Copiado!

construcaocivil-blog-da-engenharia
No inicio do ano de 2014, postamos um artigo, prevendo a atual baixa do mercado da Construção civil. Infelizmente tudo o que prevemos, tem se cumprido, e nós atuantes da área temos sentindo na pele uma crise que parece não ter um fim em nosso País.
Além disso a saturação do mercado (excesso de profissionais formados na área) tem ajudado a resultar na situação complicada que temos vivido.
Mas não são APENAS esses problemas que tem nos levado a crise. O mercado de construção tem peculiaridades que tornam sua situação muito mais complexa. O próprio setor contribuiu para sua derrocada, no caso das construtoras de imóveis os anos de euforia levaram a um excesso de ofertas .
Outro problema, como bem se sabe, é o escândalo de corrupção flagrado pela Operação Lava-Jato. Mas o lado mais particular perverso da crise da construção é o potencial que ela tem de piorar ainda mais a economia brasileira, pois o setor é responsável por cerca de 6,5% do produto interno bruto do país e emprega, diretamente, mais de 3 milhões de pessoas..
construcaoconstrucaocivil-blog-da-engenharia.jpg
Se  não bastasse essas más noticias, especialistas e executivos afirmam que recuperação do setor será lenta, e de forma otimista preveem que ela se inicie 2017.
Para nós estudantes, engenheiros e atuantes da área: como lidar com esse triste cenário do mercado? Existe outro ponto de vista a se olhar? Há um lado bom de todos esses fatos?
A verdade única é que torcemos fielmente pela melhora e estabilização desse mercado tão influente na economia brasileira.

Copiado!

Comentários