Engenharia 360

Exoesqueletos robóticos ajudarão trabalhadores no futuro

Engenharia 360
por Fabio Doom
| 03/06/2016 2 min

Exoesqueletos robóticos ajudarão trabalhadores no futuro

por Fabio Doom | 03/06/2016
Engenharia 360

Você sabe o que são exoesqueletos robóticos? Esses aparelhos inovadores mostram o quanto é inspirador quando a engenharia se une à tecnologia para desenvolver produtos que melhoram a vida das pessoas. Melhor ainda se o projeto é criado por empresas que realmente se mostram interessadas em investir nesses novos planos.
Segundo o site Wired, quem está nessa é a Panasonic, que trabalha em uma linha de exoesqueletos robóticos para ajudar trabalhadores, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Mas como será que isso funciona na prática?
exoesqueletos robóticos panasonic

+ Exoesqueletos robóticos: como funciona?

Conhecido como Assist Robot AWN-03, o aparelho mais famoso da empresa visa facilitar uma série de funções que exigem força, como levantar muito peso ou locomover de forma leve, em pequenas caminhadas e corridas.
Por meio de diversos sensores, esse exoesqueleto robótico dá uma força a mais nas regiões motoras das pernas e braços, permitindo que atividades consideradas agressivas possam ser executadas de forma fácil e segura. Ou seja: o aparelho ajuda a preservar a coluna dos usuários e corrigir problemas de postura que podem afetar sua saúde no futuro.
Como se sabe, o trabalho na indústria é muito forte no Japão, o que ocasiona em muitas pessoas com sinais de esgotamento e problemas de locomoção. A ideia principal é melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e também de idosos que não conseguem se levantar e realizar pequenas atividades diárias.
E não para por aí! Outra novidade incrível dessa linha de exoesqueletos robóticos da Panasonic é o Power Loader, um tipo com peças mais externas criado especialmente para a construção civil. Com ele, é possível carregar toneladas nos braços! Para entender como funciona, veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=zGmymin7d0o
Vale lembrar que não é de hoje que os exoesqueletos robóticos têm ajudado pessoas a viver melhor. Quem não se lembra na Copa de 2014 no Brasil, quando uma pessoa deu o primeiro chute na bola do torneio usando um exoesqueleto controlado pelo cérebro?
A Panasonic revela que ainda não há previsão de lançamento dessas novidades, mas que em breve trará mais novidades dessa linha. Resta esperar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Fabio Doom

Redator de conteúdo e radialista experiente.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo