Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Exoesqueletos robóticos ajudarão trabalhadores no futuro

por Fabio Doom | 03/06/2016
Copiado!

Você sabe o que são exoesqueletos robóticos? Esses aparelhos inovadores mostram o quanto é inspirador quando a engenharia se une à tecnologia para desenvolver produtos que melhoram a vida das pessoas. Melhor ainda se o projeto é criado por empresas que realmente se mostram interessadas em investir nesses novos planos.
Segundo o site Wired, quem está nessa é a Panasonic, que trabalha em uma linha de exoesqueletos robóticos para ajudar trabalhadores, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Mas como será que isso funciona na prática?
exoesqueletos robóticos panasonic

+ Exoesqueletos robóticos: como funciona?

Conhecido como Assist Robot AWN-03, o aparelho mais famoso da empresa visa facilitar uma série de funções que exigem força, como levantar muito peso ou locomover de forma leve, em pequenas caminhadas e corridas.
Por meio de diversos sensores, esse exoesqueleto robótico dá uma força a mais nas regiões motoras das pernas e braços, permitindo que atividades consideradas agressivas possam ser executadas de forma fácil e segura. Ou seja: o aparelho ajuda a preservar a coluna dos usuários e corrigir problemas de postura que podem afetar sua saúde no futuro.
Como se sabe, o trabalho na indústria é muito forte no Japão, o que ocasiona em muitas pessoas com sinais de esgotamento e problemas de locomoção. A ideia principal é melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e também de idosos que não conseguem se levantar e realizar pequenas atividades diárias.
E não para por aí! Outra novidade incrível dessa linha de exoesqueletos robóticos da Panasonic é o Power Loader, um tipo com peças mais externas criado especialmente para a construção civil. Com ele, é possível carregar toneladas nos braços! Para entender como funciona, veja o vídeo:

Vale lembrar que não é de hoje que os exoesqueletos robóticos têm ajudado pessoas a viver melhor. Quem não se lembra na Copa de 2014 no Brasil, quando uma pessoa deu o primeiro chute na bola do torneio usando um exoesqueleto controlado pelo cérebro?
A Panasonic revela que ainda não há previsão de lançamento dessas novidades, mas que em breve trará mais novidades dessa linha. Resta esperar!

Copiado!

Comentários