Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que você mudaria no ensino da sua universidade?

Engenharia 360

2 min

POR Jéssica Dias 30/01/2015

Você, como estudante e a partir de suas experiências, já parou para pensar criticamente sobre como as coisas funcionam na sua universidade? Quais os pontos positivos e quais seus pontos negativos?
Mais que meros receptores de informação, é importante que possamos refletir sobre a organização em que estamos inseridos e sermos agentes de mudança – mesmo que não pareça possível.

estudantes-blog-da-engenharia

Fonte: capeu.upsi.edu.my 



Desde que ingressei na faculdade em 2010 e até hoje, depois de muitos semestres, noites sem dormir, estresse, intercâmbio, decepções e alegrias, vejo minha universidade com outros olhos e gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que eu mudaria no nosso modelo de ensino e que, na minha opinião, teriam um impacto positivo na vida acadêmica dos alunos.


  1. Atividades ‘práticas’

    Algumas disciplinas que cursei, apesar de serem interessantes, faltavam me mostrar como eu poderia aplica-la no exercício da minha profissão. É o famoso “pra quê serve isso?”. Acredito que atividades com um contexto mais prático ajudariam tanto a aprender melhor quanto a se interessar mais pela matéria.


  2. Professores mais acessíveis

    Alguns professores são simplesmente difíceis de encontrar pela faculdade; outros, apesar de estarem ali, não se fazem disponíveis. Tomando como base minha experiência no exterior, acredito que ter um horário disponível para sanar dúvidas dos alunos é de grande ajuda e estímulo para o progresso do aluno.


  3. Menor carga horária

    Passamos muitas horas na universidade e, em meio a tantos compromissos diários às vezes fica difícil nos dedicarmos a estudar tanto quanto queremos. Aulas muito longas em geral são cansativas e nem sempre produtivas, o que é um desperdício de tempo para ambas as partes.

    Fonte: brocku.ca

    Fonte: brocku.ca


  4. Poder cursar disciplinas de qualquer centro

    Não sei como é com vocês, mas no meu curso as disciplinas optativas são restritas a uma lista de opções dentro do próprio centro. O que era pra ser opcional e ‘livre’, incentivando a interdisciplinaridade, acaba sendo uma leva de disciplinas dentro da nossa área.


    :: Leia também: Coisas que todo estudante de engenharia deveria saber ::


  5. Aulas não obrigatórias

    Acredito que nem todas as pessoas precisam ir às aulas para aprender, algumas pessoas tem um estilo de aprendizado diferente, usando livros, apostilas, pesquisando na internet, estudando em grupos, etc. Muitas vezes esses estudantes, obrigados a comparecer às aulas, estão lá apenas de ‘corpo presente’.


  6. Educar os alunos para serem empreendedores, não somente empregados

    Sempre ouço meus professores dizerem “quando você estiver trabalhando lá na empresa”, “quando você conseguir seu emprego”, e nunca dizerem “quando você tiver sua própria empresa”. Sinto falta do incentivo, do estímulo a pensar fora da caixa, de mostrar que há muitas opções lá fora e de que somos capazes, somos agentes de mudança.


Gostaria de saber de vocês, quais os pontos positivos e negativos no ensino da sua faculdade? O que você mudaria? No que você discorda no texto acima? Compartilhe conosco!

ensino
estudantes
mudanças

Jéssica Dias

Formada em Engenharia de Produção, apaixonada por melhoria de processos e tecnologia. Adoro ler e compartilhar aprendizados.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Lançamento da primeira missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA é adiado por mau tempo
Conheça a cidade de Seattle nos Estados Unidos
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão
Entenda o plano de mineração para obter combustível de foguetes na Lua
Conheça 8 engenheiros das histórias em quadrinhos
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ