Curiosidades

O que significa cada BELT na certificação Six Sigma?

{{post.author.node.name}}

Por: Karine Rocha | Em: | Atualizado: 2 anos atrás | 3 min de leitura

Compartilhe »

A metodologia Six Sigma é uma abordagem desenvolvida para aumentar a qualidade e, consequentemente, a rentabilidade das empresas, pois ao longo dos anos essa técnica se mostrou capaz de resolver problemas em diversos negócios, tanto industriais quanto de serviços.

Cada projeto Six Sigma desenvolvido dentro de uma organização segue uma sequência definida de passos e objetivos quantificados. Estes objetivos podem ser financeiros (redução de custos ou aumento de lucros) ou qualquer aspecto que seja crítico ao consumidor final (geração de valor, segurança, durabilidade, entre outros).

Imagem: GreyCampus

Six Sigma busca melhorar a qualidade dos outputs dos processos através da identificação e da remoção da causa dos defeitos (erros) e promover a redução da variabilidade na manufatura e nos processos.

As empresas que implementam essa metodologia estão em busca da excelência, devendo analisar as causas encontradas e buscar variabilidade nas entregas, fazendo com que sejam identificados os defeitos e propostas soluções.

Esse processo pode ter diferentes "hierarquias", por assim dizer. São os famosos "belts". Cada um possui uma cor e representa uma certificação específica. Sendo assim, o profissional precisa ter um entendimento claro de cada uma delas. Explicamos melhor abaixo!

BELT

Imagem: Map Cardoso
  • White Belt: o profissional tem noções da linguagem do Six Sigma e possui condições de auxiliar na coleta de dados e informações nos projetos de melhoria.
  • Yellow Belt: consegue utilizar algumas ferramentas básicas da metodologia para melhorias pontuais.
  • Green Belt: pode gerenciar um projeto de melhoria em uma organização.
  • Black Belt: é responsável por traçar as estratégias dos projetos de melhoria, ensinar técnicas e ferramentas.
  • Master Black Belt: conhecimento profundo de ferramentas estatísticas e vários casos de sucesso no gerenciamento de equipes de melhoria.

Hoje em dia é possível encontrar cursos para cada uma dessas certificações. Para saber qual o mais indicado, é preciso saber a diferença entre cada uma delas e analisar qual mais se encaixa dentro da função do profissional e da necessidade da empresa.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO