Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que o engenheiro precisa saber sobre motivação [+DICAS]

por Kaíque Moura | 03/10/2016
Copiado!

Resultado de imagem para parabenizando um funcionário

Trabalho em equipe ajuda no crescimento da organização (foto: www.ehow.com.br)


Não é nenhuma novidade que a motivação eleva a produtividade da equipe. Observando algumas empresas, indústrias e canteiros de obras podemos encontrar dois tipos de equipes.
O primeiro, de equipes motivadas, trabalhando sempre acima da média, executando o serviço com foco em resultados, batendo as metas estabelecidas e fazendo aquilo que é proposto de maneira excepcional.
Do outro lado, equipes desmotivadas, com trabalhadores que passam o dia reclamando da vida, verificando e-mails com uma mão no mouse e outra no queixo, trabalhando contando as horas para que a jornada acabe por mera obrigação e que possuem como única motivação a remuneração no final do mês.

Dados da revista Exame mostram que um trabalhador americano produz em média por ano cerca de 100 mil dólares, enquanto que um brasileiro produz cerca de 22 mil dólares por ano, praticamente cinco vezes menos que um americano produz.

Sem dúvidas, o grande desafio para muitos engenheiros é de – a todo instante – motivar cada um de seus funcionários, a fim de que eles entreguem o resultado esperado. Sejam engenheiros atuando em obras ou em indústrias, todos querem uma equipe trabalhando com a maior eficiência possível. Mas será que estão conseguindo?
Abaixo, listamos cinco dicas que ajudarão na motivação do seu time:
Reconhecimento – nada de apenas tapinha nas costas em reuniões importantes. Diariamente, procure parabenizar seus colaboradores pelo bom serviço prestado. Isso desperta um sentimento de inconformismo construtivo, ou seja, uma busca por melhoria contínua, fazendo com que a pessoa produza mais e melhor.
Confiança – a confiança estimula o comprometimento diário de que todos os gestores precisam. Confie na sua equipe tanto na execução de tarefas quanto na resolução de problemas. Esteja com ela nos momentos bons e naqueles momentos difíceis, que com um bom trabalho coletivo, será superado.
Recompensa – às vezes atitudes simples como preparar um café da manhã com toda a equipe uma vez por mês ou uma festa de comemoração por atingimento de metas serve como uma recompensa a mais do que a simples remuneração mensal.
Educação – treinamentos, palestras e cursos podem alavancar o desempenho da equipe na rotina de atividades. Os colaboradores entenderão que a organização/gestor está investindo em seu desenvolvimento.
Ambiente de trabalho – ninguém consegue trabalhar direito em um ambiente conturbado, com brigas e falta de comunicação. Busque sempre contribuir para que o ambiente de trabalho seja um local saudável, livre de um clima desagradável.
 
A motivação é uma ferramenta importante que os engenheiros devem buscar aprender e aplicar no seu dia-a-dia. É através dela que conseguimos o desenvolvimento e aprimoramento desejado. Com isso, motive a sua equipe e esteja com ela para o que der e vier. Assim o trabalho deixará de ser apenas uma obrigação e passará a ser também uma atividade prazerosa para todos!

Copiado!
Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários