Engenharia 360

Engenharia Florestal: ciência aliada à preservação dos ecossistemas

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/07/2022 | Atualizado em 23/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de Notícias dos Blogs – Canal Rural

Engenharia Florestal: ciência aliada à preservação dos ecossistemas

por Redação 360 | 08/07/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Imagem reproduzida de Notícias dos Blogs – Canal Rural
Engenharia 360

O assunto 'ciências agrárias' eventualmente aparece na mídia. Isso, somado às ciências biológicas, praticamente domina todo o currículo de quem trabalha com Engenharia Florestal. Aliás, os destaques dessa profissão são as atividades ligadas à botânica, tecnologia de madeira e silvicultura. Mas não é só isso!

A faculdade também passa informações sobre técnicas e métodos de exploração racional das matas, que não comprometem o ecossistema. O mais legal é que, para isso, são alternadas disciplinas teóricas e práticas de manejo florestal, ecologia aplicada em campo, laboratórios e viveiros. E, para finalizar, vem o estágio, que é a experiência inicial para começar a carreira do engenheiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia florestal | engenheiro
Imagem reproduzida de Comunica UFU - Universidade Federal de Uberlândia

O que é possível fazer como engenheiro florestal?

Podemos tentar resumir as atividades do engenheiro florestal em algumas principais:

  • Estudar os ambientes de florestas;
  • Auxiliar no processo de gerenciamento de exploração que preservem os recursos naturais;
  • Orientar as atividades de recuperação de áreas degradadas;
  • Administrar parques e reservas florestais;
  • Elaborar projetos de reflorestamentos, com pesquisa de sementes, produção de mudas, e melhoramento genético da vegetação;
  • Pesquisar e desenvolver novas tecnologias para o aproveitamento, a extração e a industrialização da madeira na fabricação de papel, celulose e resinas.

Veja Também: Há demanda para quem trabalha com Engenharia Florestal?

Como é o dia-a-dia de um profissional que trabalha com Engenharia Florestal?

O trabalho de um engenheiro florestal nunca foi tão importante quanto atualmente, em que enfrentamos ondas de queimadas e desmatamento descontrolado. Certamente, só podemos tentar recuperar o que destruímos com muito trabalho. Mas também não adianta, na boa intenção, criar imensas zonas de plantações de espécies que desconhecemos, ou seja, que não sabemos se podem contribuir para ajudar ou para piorar ainda mais a situação do local.

engenharia florestal
Imagem reproduzida de UnB

Saiba que o engenheiro florestal é o profissional que, no mercado, tem mais conhecimento para determinar quais os potenciais de cada ecossistema florestal, como aproveitar o que ainda existe - pensando na preservação correta dessa flora e fauna - e quais as sementes e mudas podem ser plantadas para melhorar as características da região. Ele sabe, com a sua experiência teoria e prática, por exemplo, identificar espécies de árvores e dizer se vão ou não se adaptar ao ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia florestal
Imagem reproduzida de ufrb

Com essas informações é que podemos manter e recuperar áreas de reservas naturais, parques, florestas e matas. E, além disso, também como explorar adequadamente, com o menor impacto ambiental, outras áreas para atividades humanas. Isso inclui a plantação de árvores para extração de madeira que vai depois para a indústria moveleira ou de celulose e papel.

engenharia florestal
Imagem reproduzida de Mundo Carreira

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo